Início » Economia » Brava Energia anuncia nova estação de gás natural na Bahia

Economia

Brava Energia anuncia nova estação de gás natural na Bahia

O empreendimento será construído em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, e terá capacidade de 115 mil metros cúbicos por dia (m³/d).
Eliseu Lins, da Agência NE9
1 de setembro de 2025 - às 07:32
Atualizado 1 de setembro de 2025 - às 07:32
3 min de leitura

A Brava Energia confirmou nesta quinta-feira (28) a instalação de uma nova estação de compressão e carregamento de gás natural em carretas na Bahia, consolidando a região como um dos polos estratégicos para o setor energético brasileiro.

A princípio, o empreendimento será construído em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, e terá capacidade de 115 mil metros cúbicos por dia (m³/d). De acordo com a empresa, a operação deve começar em junho de 2026.

Impacto para a economia da Bahia

Com a entrada em funcionamento, a estação vai abastecer diretamente clientes industriais e também a Bahiagás, principal distribuidora do estado. Além disso, a iniciativa é resultado de uma parceria com a MDC Engenharia, por meio da subsidiária Companhia Distribuidora de Gás Natural (CDGN), especializada em combustíveis de baixo carbono.

Segundo o diretor de Novos Negócios, Trading e Downstream da Brava Energia, Pedro Medeiros, o projeto tem potencial para impulsionar a economia baiana, especialmente em áreas onde há restrições de escoamento e ausência de integração à rede de gasodutos.

“A parceria ampliará as vendas de gás e de líquidos em campos com limitações na capacidade de escoamento, contribuindo para o fortalecimento do mercado e reforçando o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da região”, destacou Medeiros.

Como funcionará a estação

Na prática, o gás fornecido pela Brava passará por um tratamento primário, sendo comprimido por um sistema de carregamento e medição. Em seguida, será direcionado para carretas de alta pressão, que farão a distribuição do produto até os clientes finais.

Esse modelo permite flexibilidade logística e amplia o acesso ao gás natural, mesmo em áreas que não estão conectadas à malha de gasodutos.

Brava Energia e a expansão do gás natural no Brasil

A Brava Energia, resultado da união entre a Enauta e a 3R Petroleum, tem intensificado os investimentos em produção e comercialização de gás natural. Além de diversificar receitas, a companhia busca ampliar a oferta no mercado brasileiro, explorando o potencial da produção não associada, em que o gás é extraído de reservatórios independentes.

Portanto, com a nova estação em São Francisco do Conde, a Bahia se fortalece como referência no setor energético nacional. Afinal, o projeto não apenas amplia a infraestrutura de gás natural, mas também estimula a indústria local, atrai novos investimentos e gera oportunidades de desenvolvimento socioeconômico para toda a região.

LEIA TAMBÉM

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.