Com a missão de ampliar e fortalecer a educação musical no país, o programa Brasil de Tuhu acontece em escolas públicas
Inspirado na vida e obra de Heitor Villa-Lobos, o programa de Educação Musical Brasil de Tuhu retorna à Bahia entre os dias 21 e 25 de novembro. Combinando música, história e ludicidade, a programação acontece em escolas públicas municipais de Camaçari e conta com apresentação de concertos didáticos para o público infantil e com a Vivência Musical gratuita, ciclo de capacitação para educadores interessados em musicalização infantil. O programa, que voltou a circular presencialmente em 2022, tem patrocínio da Elekeiroz, via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.
Os concertos didáticos apresentam noções básicas de ritmo, melodia e harmonia, convidando as crianças a aprenderem brincando. As apresentações são conduzidas pelo Quarteto Brasil de Tuhu – liderado pela premiada violinista e diretora pedagógica do projeto, Carla Rincón, no primeiro violino, mais Larissa Torres no segundo violino, Gabriel Vailant na viola e Davi Santos no violoncelo. O roteiro é costurado pelo compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala, responsável, entre outros trabalhos, pelas trilhas sonoras das minisséries Hoje é Dia de Maria, Capitu e Sítio do Picapau Amarelo. O concerto conta ainda com a participação da atriz Patrícia Costa e do boneco Tuhu, que junto com os músicos interagem realizando brincadeiras musicais.
“A música de Heitor Villa-Lobos é uma referência para nós, músicos brasileiros. Não só pela sua riqueza, beleza e força expressiva, mas também pela sua inerente e natural brasilidade. Nada melhor do que a música de Villa para iniciar as crianças na música de concerto. Neste espetáculo, leve e lúdico por natureza, felizmente conseguimos isso, aliando música e teatro”, conta Tim.
O pano de fundo é a história do grande maestro Villa-Lobos e no repertório estão cantigas populares compiladas por ele em seu Guia Prático de 1930, como “Fui no Itororó” e “Saltando como um saci”. Assistido por mais de 57 mil crianças em 13 estados brasileiros, o concerto tem como objetivo desmistificar o universo da música clássica para as crianças, ao mesmo tempo em que as sensibiliza para a importância da educação musical. “O objetivo é levar suavidade para o dia-a-dia das escolas, estimular a criatividade, resgatar emoções e proporcionar conhecimento sobre nossa cultura através do universo de Villa-Lobos”, destaca Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura.
Após os Concertos Didáticos, os alunos receberão o gibi ‘O Brasil de Tuhu’, com a história de um jovem musicista e jogos de musicalização. Além disso, todas as escolas participantes receberão um kit com materiais especialmente pensados para auxiliar os professores em atividades de educação musical em sala de aula.
Vivência Musical gratuita capacita educadores
A música está em tudo: baldes, cumbucas, colheres de pau e – obviamente – nos instrumentos musicais que já conhecemos. Com essa dinâmica, o programa Brasil de Tuhu retoma a Bahia com a Vivência Musical presencial e gratuita.
O ciclo formativo consiste em oficinas que visam empoderar educadores para criação e desenvolvimento de práticas musicais. As inscrições acontecem até 21 de novembro e podem ser realizadas através do link: brasildetuhu.com.br/vivencia-musical. A Vivência Musical acontece nos dias 26 e 27 de novembro em Camaçari (BA).
Pensada especialmente para apresentar formas mais dinâmicas e acessíveis para a musicalização em sala de aula, a Vivência Musical é um ciclo formativo inspirado nos Guias Didáticos I e II do programa, que propõem o ensino musical para crianças através de brincadeiras, além de orientar e dar suporte aos educadores, com ferramentas práticas e didáticas. Tudo isso transitando entre o Construtivismo e pela construção do conhecimento, estimulando a troca entre criança e educador. A ideia é contribuir para impulsionar a imaginação, o desenvolvimento cerebral e aptidões sociais, através do conteúdo programático lúdico que passa por noções de ritmo, harmonia e melodia. Mais de 1.300 educadores já participaram das vivências em diferentes cidades do Brasil.
As oficinas serão coordenadas por Carla Rincón, premiada violinista, fundadora do Quarteto Radamés Gnattali, diretora pedagógica do Brasil de Tuhu e do Instituto Zeca Pagodinho e coordenadora pedagógica do SINOS; e por Josiane Kevorkian, pianista, diretora cultural da Casa de Artes Paquetá (RJ), coordenadora artística do
Instituto Zeca Pagodinho e dedicada à formação de professores de musicalização infantil.
“Durante as Vivências, apresentamos ferramentas que tornem o ambiente escolar e as aulas mais ativas e menos repetitivas. É um projeto de experimentação da música, ensinando os educadores, na prática, sobre como ela pode ajudar seus alunos a lidar com as emoções, a desenvolver conflitos e a prender a atenção. Queremos desconstruir o que muitos trazem da licenciatura e mostrar que existem formas de tornar as aulas mais criativas e alegres com ferramentas pedagógicas construtivistas, onde temos a criança como foco das atividades”, garante Rincón.
Serviço:
Concerto Didático Escolas:
Dia 21/11 às 10h e 14h – CENTRO EDUCACIONAL HIDELBRANDO LIMA FILHO
Dia 22/11 às 11h e 16h – ESCOLA MUNICIPAL CLUBE DE MÃES
Dia 23/11 às 10h30 e 14h – ESCOLA MUNICIPAL CONCEIÇÃO DE MARIA
Dia 24/11 às 13h30 e 14h30 – CENTRO EDUCACIONAL PAULO FREIRE
Dia 25/11 às 9h e 13h30 – ESCOLA MUNICIPAL DO SANTO ANTÔNIO
Vivência Musical
Local: à definir (Camaçari)
Período de inscrições: 31 de outubro a 18 de novembro de 2022 Inscrições Gratuitas: brasildetuhu.com.br/vivencia-musical
Datas das oficinas: 26 e 27 de novembro de 2022
Público-alvo: Educadores, professores e facilitadores
Acompanhe em: @brasildetuhu
Brasil de Tuhu: o sonho coletivo de musicalizar o Brasil
Realizado desde 2009, Brasil de Tuhu é um programa multiplataforma que atua pela ampliação da educação musical no Brasil, desenvolvendo ações presenciais e online tanto para crianças como para educadores. Todas as ações são inspiradas no Guia Prático de Heitor Villa Lobos, maestro e grande entusiasta da educação musical que na década de 30 percorreu o país documentando cantigas populares para que as mesmas servissem de ferramenta para a musicalização de crianças em escolas públicas do país.
O programa já percorreu mais de 315 escolas públicas de 13 estados brasileiros, realizando concertos didáticos, oferecendo recursos e conteúdo para atividades em sala de aula para mais de 57 mil crianças. Além disso, já capacitou mais de 1.300 professores e educadores com a realização da Vivência Musical, acumula mais 1,5 milhão de visualizações no YouTube, onde são disponibilizadas Videoaulas (parte delas com recursos de acessibilidade), o CD Brasil de Tuhu Vol.1, as séries de Desenho Animado e “Brincando de Música com Tuhu”. Há ainda o aplicativo Tuhu Musical, o Gibi ‘O Brasil de Tuhu’, Guias Didáticos, Revista Tuhu, a Rádio Tuhu com podcasts e Mapeamento nacional com um
compilado de dados sobre o panorama da educação musical brasileira. Para saber mais, acesse: www.brasildetuhu.com.br
Composto por 12 diferentes ações, o Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura em parceria com Carla Rincón e é patrocinado pela Elekeiroz e copatrocinado pela GLP, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.
Sobre a Baluarte Cultura
A BALUARTE CULTURA (www.baluartecultura.com.br) cria soluções que unem interesses da sociedade e empresas, ajudando a construir um mundo com mais equidade através de parcerias multissetoriais. Em 17 anos de atuação, já realizou projetos que beneficiaram mais de 3 milhões de pessoas em todo o Brasil. Empresa B Certificada desde 2015, a Baluarte também é signatária do Pacto Global e foi uma das vencedoras do 1o Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global com o case Estúdio Escola de Animação. No Estúdio Escola, a Baluarte Cultura é responsável pelo planejamento estratégico, gestão operacional, captação de recursos, produção executiva e administrativa, além da mensuração de resultados.
Sobre a Elekeiroz
Elekeiroz S.A. é a maior produtora brasileira de especialidades químicas intermediárias de uso industrial no segmento em que atua. Completa, em 2022, 128 anos de existência. Ao longo do tempo, diversificou e ampliou a sua linha de produtos em resposta às demandas do processo de desenvolvimento industrial brasileiro. A companhia possui três sites estrategicamente localizados: dois deles no maior polo petroquímico do Brasil, o município de Camaçari (BA), e o outro na região Sudeste, próximo ao maior mercado consumidor de insumos industriais do País, em Várzea Paulista (SP).