O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoBrasil corre para ter vacina contra dengue em grande escala

Brasil corre para ter vacina contra dengue em grande escala

Nesta segunda-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, se reuniram no Palácio do Planalto para discutir importantes parcerias no campo da saúde. O encontro abordou temas como a eliminação de doenças, a produção de vacinas brasileiras contra a dengue e a presidência brasileira do G20.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também esteve presente na reunião, que teve como destaque a possibilidade do Brasil se tornar um fornecedor de vacinas contra a dengue. Tedros Adhanom mencionou que o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) poderiam desempenhar um papel crucial nesse processo. Atualmente, a única vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é a Qdenga, produzida por um laboratório japonês.

- Continua depois da publicidade -

Além disso, a OMS expressou seu apoio ao Brasil na luta contra outras doenças. No radar estão a tuberculose, hanseníase, doença de Chagas e doenças transmitidas de mãe para filho, incluindo o HIV. Essas doenças, muitas vezes determinadas socialmente, são alvos prioritários para a organização.

Compromisso em combater doenças

Na próxima quarta-feira (7), Tedros Adhanom participará, juntamente com a ministra Nísia Trindade, do lançamento de um programa nacional de combate a essas doenças, demonstrando o compromisso conjunto no enfrentamento desses desafios de saúde pública.

Outro ponto discutido foi a presidência brasileira do G20, que inclui um grupo de trabalho dedicado à saúde. Também foram abordados os esforços internacionais para a prevenção, preparação e resposta a pandemias, nos quais o Brasil desempenha um papel significativo.

Em nota, o Palácio do Planalto destacou a importância do diálogo entre Lula e Adhanom. Desse modo, ressaltando o apoio da OMS ao Brasil e a necessidade de discutir o financiamento da saúde. O presidente Lula enfatizou a importância de uma política tributária eficaz para ampliar os recursos destinados ao setor da saúde. Assim, visando garantir o acesso universal a serviços de qualidade.

Foto: Prefeitura de Dourados

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Workshop de gestão empresarial passará por cinco cidades do Nordeste

Evento realizado pelo especialista Marcus Marques tem objetivo de apresentar as habilidades da maestria empresarial para acelerar os resultados dos negócios. Entre 23 e 27...