O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaBrasil Cachaças discute negócios e produção do segmento

Brasil Cachaças discute negócios e produção do segmento

A programação teve início no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, em João Pessoa, e contou com palestras e debates.

O Brasil Cachaças teve início ontem com um Seminário e uma sessão de negócios. O primeiro dia do evento, que é um dos principais do setor no país, foi marcado pelo 3º Seminário de Cachaças do Brasil, reunindo produtores não apenas da Paraíba, mas também de diversos outros estados. Além disso, houve uma rodada de negócios. O evento conta com o apoio do Sebrae e do Banco do Nordeste.

Durante o seminário, os produtores de cachaça da Paraíba e de outros estados tiveram a oportunidade de conhecer as experiências de empreendedores, como é o caso do Engenho Triunfo, situado no município de Areia, no brejo paraibano. Essa região é reconhecida pela alta qualidade da cachaça produzida e pela sua importante contribuição para a economia local.

- Continua depois da publicidade -
Seminário Brasil Cachaças
Seminário Brasil Cachaças

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Mário Borba, ressaltou:

“Esta é uma microrregião composta por mais de 20 municípios que, no passado, abrigava mais de 100 engenhos de rapadura, cachaça e açúcar bruto. A Paraíba possui uma tradição na produção de cachaça e a cada ano surgem novos empresários revitalizando esses engenhos.”

Rodrigo Soares, representando o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, elogiou a produção das cachaças paraibanas, muitas das quais são premiadas e reconhecidas tanto no Brasil quanto internacionalmente. Para ele, o grande desafio do empreendedorismo atual é incorporar inovação, sustentabilidade e inclusão. “O Sebrae tem trabalhado nesse sentido e com o setor sucroalcooleiro não é diferente. Temos grandes empreendimentos e produções de impacto. O nosso desafio é impulsionar tudo isso com inovação, sustentabilidade e inclusão”, enfatizou.

Durante o seminário, também foi destacado o impacto da produção de cachaças em outras atividades econômicas, além da comercialização do produto. O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, ressaltou o papel do turismo e da gastronomia como outros setores beneficiados por essa produção. “Sem dúvida, é um ramo empreendedor muito relevante para o nosso estado, movimentando a economia e o desenvolvimento local e regional. O Sebrae está sempre à disposição para apoiar e orientar esses empreendedores na busca por inovação”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM:
Empresa amplia linhas pelo Nordeste com passagens a R$ 9,99
Ranking elege melhores cidades do Nordeste para envelhecer

Oportunidades

Durante a rodada de negócios que aconteceu no Seminário de Cachaças do Brasil os empresários puderam trocar experiências, além de conhecer novos produtos e ideias que estão sendo implantados em vários estados do país. Para a empresária do Engenho Triunfo, Maria Júlia Baracho, o evento é uma oportunidade de fazer negócios e saber o que está se produzindo em outras cidades. “É um momento único de pessoas capacitadas do Brasil inteiro estarem expondo e compartilhando conhecimento para que, cada vez mais, a cachaça se torne um produto único, genuinamente brasileiro e com muita excelência”, frisou.

Murilo Vilela, dono da Cachaças Nobre, igualmente paraibana, reforçou que o evento também possibilita que outros produtores conheçam as cachaças da Paraíba. “Nós somos muito regionais e com o evento temos a possibilidade de mostrar nossos produtos para mais pessoas e agregar conhecimento”, falou.

LEIA TAMBÉM:

Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística

Programação

Neste sábado (04) e domingo (05) a programação do Brasil Cachaças segue com diversas atividades no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, na capital. Os participantes vão ter acesso à Feira de Cachaças, 2º Concurso de Drinks e 3º Encontro de Mulheres das Cachaças do Brasil. “A programação diversificada do 3º Seminário de Cachaças do Brasil proporcionou uma jornada incrível de aprendizado e celebração em torno da cachaça, bebida que é um verdadeiro patrimônio cultural do Brasil. Estamos felizes em receber especialistas e amantes da cachaça. Encontro esse que possibilitou a realização dessa experiência única e inesquecível” disse Fernanda Melo, organizadora do evento.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...