Com mais de 15 anos de trajetória, a banda paraibana Pedecoco vai lançar mais um videoclipe. ‘Baile underground’ estará em todas as plataformas de streaming nesta quarta-feira (18). O novo trabalho exalta a diversidade, a riqueza cultural da periferia e a força dos trabalhadores.
“Essa música fala sobre a questão da resistência das minorias e sobre a luta dos trabalhadores. É uma música sobre o encontro das tribos. O clipe tem surfista negro, casais LGBTQIA+, garçom, motoboy, humorista, DJ, policiais etc”, disse Allmedinha, vocalista da banda. O clipe foi gravado no Paralelo Pub, no bairro de Manaíra, em João Pessoa.
Esse clipe, ainda conforme Allmedinha, foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc e contou com quase 30 pessoas envolvidas na produção. Com direção de Jobson Andrade (Jobs Filmes), clipe tem still de Rafael Passos, montagem de Luana Buhler e finalização de Jobson Andrade (que já havia dirigido outro clipe da banda: ‘Manga rosa’).
No elenco, Júlio Mola, Luiza e Iago D’Jampa, Coletivo Alegria, Alcides (Radiola Jamaicana), Naomi (Sinamonis), Lau Capym, Carolina Guimarães, Fló Jackson, Jonatan Ryberg, Juliana Bordalo, Caroline Cavalcanti, Luanda Luz, Raphael Soares, Domicialiano Neto, Bruna Fraga, Paola Gonçalves, Felipe Alves (Pardal), Aiula e Isabela Silveira.
Sobre a banda
Fundada por amigos da faculdade, em João Pessoa no ano de 2007, Pedecoco é uma banda de reggae autoral, com influências do ragga, DUB, sound system e diversos elementos da música brasileira. As músicas da banda têm sempre uma mensagem de reflexão, questionamentos sociais e de amor ao próximo.
O primeiro disco lançado em 2009, ‘Reggae Natural’, teve repercussão positiva. O EP ‘Paraíba Reggae’, lançado em 2011, trouxe uma qualidade sonora mais encorpada. E o terceiro trabalho, lançado em fevereiro de 2014, chamado ‘Manifesto do Pensar’, foi gravado em João Pessoa e mixado e masterizado na Califórnia (pelo Lion and Fox Recording Studios, estúdio responsável pela produção de grandes bandas do reggae mundial).
Em 2015, a banda lançou o ‘Pedecoco Dub Sessions’ com músicas de discos anteriores, mixadas em versão DUB por um grande nome da música nacional, Buguinha DUB. Em 2016, saiu o single Observar. Em 2017 houve processo de mudança com a saída do vocalista David Moreira, e a chegada do artista cearense, radicado na Paraíba, Thiago Almeida (Allmedinha) que, participou anteriormente na composição e gravação da música “Nessa vida”, do álbum ‘Manifesto do pensar’.
Com a nova formação, a banda lançou de forma independente o single e clipe “Eu Quero Paz”, sendo lançada ainda uma versão dub, em 2021, desta mesma música, como preparação para o lançamento de mais três novas canções e videoclipes realizados a partir do incentivo da Lei Aldir Blanc. Ainda em 2021, a Pedecoco lançou “Criado no Sol”, single em parceria com Zeider Pires, vocalista do Planta & Raiz.
A banda também lançou clipe e música “Manga rosa”, composta por David Moreira, em todas as plataformas de streaming e YouTube. Atualmente a banda conta com a seguinte formação: Thiago Almeida (vocalista), Marcos Vinícius (guitarrista), Alysson Jorge (guitarrista), Everton Gugui (baixista), Renato Oliveira (tecladista), Francisco Vasconcelos (baterista), Sandro Rodrigo (trombonista), Alysson Ramalho (trompete).
A Pedecoco já participou de diversos eventos e festivais, como a Estação Nordeste e Estação do Som, além do Festival Mundo, 25º Encontro da Nova Consciência, Campus Festival, Feira da Música em Fortaleza (CE) e Recife Reggae Festival, ao lado de grandes nomes do Reggae internacional, como o Groundation e o Steel Pulse.