O sol forte durante boa parte do ano é uma das características da área da Superintendencia do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) no Espírito Santo, que inclui o Norte e o Noroeste do estado. A região também é o perímetro de atuação capixaba do Banco do Nordeste, onde empresas e produtores rurais podem financiar sistemas de micro e minigeração de energia com prazos de pagamento de até 12 anos.
Para esses públicos, o BNB oferece carência de até seis meses. Para pessoas físicas, o prazo de pagamento pode chegar a oito anos, também com até seis meses de carência.
Com a linha FNE Sol, o Banco do Nordeste financia todos os componentes a instalação de sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica, eólica, de biomassa ou pequenas centrais hidroelétricas.
A linha, que utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, foi criada para apoiar projetos de micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis, para consumo próprio ou destinados à locação, reduzindo os custos com energia de forma sustentável para o planeta.
O Banco do Nordeste atua em 31 municípios do Espírito Santo. Atualmente o BNB atende à população do estado em cinco agências, localizadas em Colatina, Nova Venécia, Linhares, Pinheiros e São Mateus. Os interessados também podem entrar em contato pelo portal da instituição ou pelo telefone 0800-728-3030.