Os microempreendedores urbanos da Bahia serão os maiores beneficiados com a assinatura de um protocolo de intenções entre o Governo do Estado e o Banco do Nordeste, visando à ampliação do programa de microcrédito ‘Crediamigo’.
O governador Jerônimo Rodrigues e secretários de estado receberam Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste, em Salvador nesta terça-feira (16), para formalizar a parceria que aumentará as unidades do programa e discutir as ações conjuntas previstas no protocolo.
Jerônimo Rodrigues destacou a sintonia entre as políticas públicas estaduais e as ações do Banco do Nordeste na Bahia. “As iniciativas do Banco do Nordeste estão alinhadas com a política nacional do Governo Federal, e aqui conversamos para garantir que também estejam em harmonia com as políticas públicas do estado. Uma unidade do Crediamigo atua como uma agência de desenvolvimento, contribuindo significativamente para o acesso ao crédito pelos empreendedores”, afirmou o governador.
As primeiras unidades da expansão estão programadas para serem inauguradas a partir de agosto de 2024
O plano de expansão do Crediamigo na Bahia prevê a criação de 166 unidades até o final de 2025, mais que o dobro das 79 unidades atuais, que atendem todos os municípios do estado.
Paulo Câmara, presidente do BNB, destacou que a parceria com o Governo da Bahia deve facilitar ainda mais o acesso ao crédito. “No ano passado, a Bahia realizou R$ 1,6 bilhão em operações com o Crediamigo, e nossa intenção é dobrar esse volume no estado com a expansão das atividades até o final de 2025. Discutimos essa meta com o governador Jerônimo, que apoia a ideia e acredita na cooperação entre o banco e o governo estadual para proporcionar mais crédito acessível e rápido a mais cidadãos baianos”, afirmou o presidente do banco.
Crediamigo
O Crediamigo é o maior programa de microcrédito da América do Sul, oferecendo crédito produtivo e orientado para empreendedores individuais ou grupos solidários, atuando tanto no setor informal quanto formal da economia, nos setores de comércio, serviços ou indústria. O programa também oferece atendimento via WhatsApp pelo número (85) 99973-0700.