Em janeiro de 2024, os aeroportos da Bahia receberam um total de 16,4 mil turistas estrangeiros, marcando um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, houve uma queda de 1,5% no número de desembarques internacionais em todo o Brasil durante o mesmo período.
Dentro da região Nordeste, os aeroportos do Ceará e de Pernambuco ocuparam respectivamente o segundo e terceiro lugares no ranking de desembarques internacionais. O Ceará viu um aumento de 31,26%, com 6,2 mil visitantes estrangeiros, enquanto Pernambuco registrou 5,5 mil desembarques, representando uma diminuição de 8,4%. A movimentação internacional na Bahia foi mais que o dobro do que a do Ceará e quase triplicou a de Pernambuco.
LEIA TAMBÉM:
– Ranking mundial aponta as melhores universidade do Nordeste
– Estados do Nordeste se destacam em Ranking de equilíbrio fiscal
– Nordeste é a região do Brasil que mais aumentou policiais; saiba mais
– Descubra o Morro do Chapéu, um paraíso no Nordeste
Os dados foram divulgados pela Polícia Federal e pelo Ministério do Turismo. A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) atribui esse sucesso ao esforço do Governo do Estado em atrair voos internacionais, promover destinos e melhorar os serviços turísticos. A Setur-BA participou de feiras e eventos promocionais em vários países, incluindo Portugal, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Atualmente, Salvador tem voos de Lisboa, Madri, Varsóvia, Santiago e Montevidéu, além de linhas de Buenos Aires para a capital baiana e Porto Seguro.
Momento histórico do Turismo baiano
De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o turismo no estado está vivendo um momento histórico, com índices acima da média nacional. Ele enfatizou o esforço contínuo para atrair mais visitantes internacionais, incluindo negociações em andamento para novos voos da Europa e planos para iniciar contatos com o mercado dos Estados Unidos.