Bahia tem crescimento de 40% de turistas estrangeiros

Turistas estrageiros no aeroporto de Salvador foto Ascom Setur BA
Turistas estrangeiros no aeroporto de Salvador foto Ascom Setur BA

Em janeiro de 2024, os aeroportos da Bahia receberam um total de 16,4 mil turistas estrangeiros, marcando um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, houve uma queda de 1,5% no número de desembarques internacionais em todo o Brasil durante o mesmo período.

Dentro da região Nordeste, os aeroportos do Ceará e de Pernambuco ocuparam respectivamente o segundo e terceiro lugares no ranking de desembarques internacionais. O Ceará viu um aumento de 31,26%, com 6,2 mil visitantes estrangeiros, enquanto Pernambuco registrou 5,5 mil desembarques, representando uma diminuição de 8,4%. A movimentação internacional na Bahia foi mais que o dobro do que a do Ceará e quase triplicou a de Pernambuco.

LEIA TAMBÉM:
Ranking mundial aponta as melhores universidade do Nordeste
Estados do Nordeste se destacam em Ranking de equilíbrio fiscal
Nordeste é a região do Brasil que mais aumentou policiais; saiba mais
Descubra o Morro do Chapéu, um paraíso no Nordeste

Os dados foram divulgados pela Polícia Federal e pelo Ministério do Turismo. A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) atribui esse sucesso ao esforço do Governo do Estado em atrair voos internacionais, promover destinos e melhorar os serviços turísticos. A Setur-BA participou de feiras e eventos promocionais em vários países, incluindo Portugal, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Atualmente, Salvador tem voos de Lisboa, Madri, Varsóvia, Santiago e Montevidéu, além de linhas de Buenos Aires para a capital baiana e Porto Seguro.

Momento histórico do Turismo baiano

De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o turismo no estado está vivendo um momento histórico, com índices acima da média nacional. Ele enfatizou o esforço contínuo para atrair mais visitantes internacionais, incluindo negociações em andamento para novos voos da Europa e planos para iniciar contatos com o mercado dos Estados Unidos.