A Bahia registrou a maior produtividade de soja do país. O Estado chegou a 4.020 kg por hectare. Esta estimativa, junto a outras marcas históricas de outros estados, marca um recorde na produção de grãos no Brasil.
No geral, a estimativa de colheita na safra de grãos 2022/2023, anunciada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta para um novo recorde com 315,8 milhões de toneladas na safra, o que representa um volume 43,2 milhões de toneladas superior ao estimado no ciclo anterior (crescimento de 15,8%).
Os dados estão no 9º Levantamento da Safra de Grãos, disponível para consulta neste link. De acordo com o documento, a área destinada para o plantio apresenta um crescimento de 4,8% em relação ao ciclo 2021/22, sendo estimada em 78,1 milhões de hectares.
“Esta estimativa marca um recorde na produção de grãos no nosso país, reafirmando o campo agrícola como um setor fundamental para o desenvolvimento brasileiro”, destaca o presidente da Conab, Edegar Pretto. “Vamos manter e aprimorar o trabalho de inteligência da Conab, focado na agricultura brasileira”, completou.