A temporada de observação de baleias-jubarte 2024 começou oficialmente nesta quarta-feira. A princípio, o local é a nova Marina da Penha, na Ribeira, em Salvador. Ao mesmo tempo, este evento marca o início de uma das atrações turísticas mais esperadas do litoral baiano. E ocorre de julho a novembro. Para isso, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) organizou um evento para marcar a data. A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes da Marinha e instituições ambientais. Também estiveram presentes agências de viagens, entidades náuticas e empresas de mergulho.
Durante o evento, a Setur-BA apresentou um vídeo informativo e distribuiu folhetos sobre a migração das baleias-jubarte.
Elas deixam a Antártica em busca das águas mornas e tranquilas do litoral baiano para se acasalarem e reproduzirem. Essa experiência única de avistamento deve ser vivida através de passeios. São empresas especializadas, sempre respeitando normas de segurança e preservação ambiental.
Impacto Econômico e Turístico
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou os esforços do governo estadual para estruturar e promover o turismo de observação de baleias, afirmando que essa iniciativa visa aumentar o tempo de permanência dos visitantes no estado, gerando mais empregos e renda para os baianos. Com passeios comercializados a um preço médio de R$ 400, espera-se que a temporada injete R$ 5 milhões na economia local, além de contribuir para o setor de hospedagem, alimentação e outras áreas turísticas. “Nosso litoral é o maior do país, onde empresas qualificadas oferecem o serviço”, ressaltou Bacelar.
Jean Paul Gonze, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), destacou que “vamos estimular as agências a ampliar a oferta desse produto em seus portfólios. A demanda pela experiência com as baleias é uma tendência em crescimento, por toda a nossa costa.”
Estruturação e Sustentabilidade
William Freitas, presidente do Instituto Redemar, enfatizou que o turismo de observação de baleias na Bahia passou por uma importante estruturação com o apoio da Setur-BA. “O resultado é você ter milhares de turistas chegando em nosso litoral para fazer safári de baleias, trazendo para o destino um novo público, que precisa ter consciência ambiental”, disse Freitas.
LEIA TAMBÉM:
– As melhores universidades do Nordeste na atualidade
– Nordestinos se destacam na articulação política no Congresso
– Professor Cearense é indicado ao Prêmio Jabuti
A temporada de observação de baleias não apenas oferece uma experiência memorável para turistas, mas também reforça o compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, evidenciando a importância de práticas turísticas responsáveis que protegem a vida marinha.
Com a expectativa de atrair um grande número de visitantes, a temporada de observação de baleias na Bahia promete ser um marco para o turismo ecológico, proporcionando uma conexão única com a natureza e fomentando o desenvolvimento econômico sustentável da região.