A partir de janeiro de 2025, os municípios de Barreiras, Lençóis e Guanambi terão novas opções de voos, resultado de uma iniciativa do Governo da Bahia por meio da Secretaria do Turismo (Setur-BA).
Proposta visa fortalecer o turismo regional
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11), no Aeroporto Internacional de Salvador, pelo governador Jerônimo Rodrigues, que estava acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de outras autoridades, durante a apresentação do programa ‘Conheça o Brasil Voando’ na Bahia.
Essas novas rotas serão operadas pela Azul Linhas Aéreas, partindo de Salvador, a capital baiana. Barreiras, localizada no oeste da Bahia, terá voos diários, enquanto Lençóis e Guanambi receberão dois voos por semana.
A implementação dessas rotas promete não apenas conectar regiões mais remotas ao centro econômico, mas também contribuir para o crescimento do turismo e o transporte de mercadorias, impulsionando o desenvolvimento local.
Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, esse investimento na malha aérea regional faz parte de uma estratégia ampla de desenvolvimento econômico e turístico. Ele destacou que, com o apoio do Governo Federal, a Bahia tem obtido resultados expressivos.
Entre 2023 e 2024, os aeroportos baianos já movimentaram quase 6 milhões de passageiros. O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, ressaltou a importância dessa conectividade aérea, afirmando que o objetivo é alcançar uma taxa de ocupação acima de 80%, dado o tamanho do estado e a necessidade de facilitar o deslocamento interno.
LEIA MAIS – Turismo da Bahia cresce 12,6% e supera a média nacional
Além disso, as aeronaves que serão utilizadas nas novas rotas são bimotoras de médio porte, com capacidade para 70 passageiros, ideais para operações regionais.
Azul vai operar voos regionais
A Azul, que atualmente realiza 198 voos semanais em oito bases na Bahia, ampliará esse número para 299 voos, reforçando sua presença no estado e conectando mais destinos além de Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Porto Seguro.
LEIA TAMBÉM
– Nordeste terá a 1ª Planta de Hidrogênio Verde da Petrobras
– Cinco destinos no Nordeste para se divertir com as crianças
– Nordeste tem 10 universidades no ranking das melhores do mundo
De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, é relevante essa expansão para o turismo interno, afirmando que ela será um motor para a geração de emprego, renda e desenvolvimento na Bahia.
A companhia aérea já está comercializando os voos em seus canais oficiais.
Importância da aviação regional para o turismo:
- A princípio, facilita o acesso a destinos turísticos menos acessíveis, ampliando o fluxo de visitantes;
- Ao mesmo tempo, conecta áreas remotas ao centro econômico, favorecendo o desenvolvimento local;
- Promove a geração de empregos diretos e indiretos no setor de turismo e serviços;
- Impulsiona a economia local com o aumento do transporte de mercadorias e pessoas;
- Reduz o tempo de deslocamento, tornando as viagens mais convenientes e atrativas.
LEIA TAMBÉM:
– Como João Pessoa se transformou na capital do desenvolvimento no Nordeste
– Quem é a baiana eleita uma das negras mais influentes do mundo?
– Nordeste será palco de ação Militar Internacional; saiba mais