Segundo recente levantamento do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa, a Bahia foi o estado com maior abertura de empresas do Nordeste no início de 2023, o que significa que a tendência deve continuar ao decorrer do ano. Os dados apontam que no mês de janeiro deste ano, q houve um recorde de 257.769 negócios abertos no setor de Serviços.
De acordo com o Indicador, os dados apontados representam a maior quantidade desde 23010, quando se iniciou a série histórica do índice. Para o levantamento do Nascimento de Empresas, a Serasa Experian considerou quantas empresas foram registradas nas juntas comerciais de todos os estados do país, como também a apuração mensal dos CNPJs que foram consultados na base de dados do grupo pela primeira vez.
Ao realizar a análise, levando em considerando todos os segmentos, o índice apontou que no primeiro mês do ano foram abertos 355.788 empreendimentos e os de Serviços representaram 72.5% do total.
A partir do recorte por regiões, a Serasa Experian aponta que Bahia foi o estado com o maior número de novas companhias no Nordeste, com a abertura de 15.934 empreendimentos, ficando na frente de Pernambuco com 10.356, Ceará com 10.592, Paraíba com 5.170, Maranhão com 4.669, Rio Grande do Norte com 3.900, Alagoas (3.283), Piauí 2.818 e Sergipe com 2.259.
Alguns fatores podem explicar a maior quantidade de aberturas de empreendimentos do setor de Serviços, tanto na Bahia, como no Brasil, e um deles é o fato de não ser necessário um alto investimento inicial.
“O segmento atrai mais os novos donos de negócios, pois em diversa áreas da prestação de serviços não é preciso ter um alto investimento inicial, contratar pessoas ou locar imóveis, por exemplo. Dessa forma, é possível progredir de maneira mais barata e facilitade”, explica o economista da Serasa Experian Luiz Rabi
Ele acrescenta ainda 1que o mês de janeiro, como foi este ano, tende ser o período inicial. “O mês de janeiro tende a ser um período de início, em que as pessoas colocam os planos em prática para encarar o ano que vem pela frente”.
REDAÇÃO com Assessoria