Jogando em divisões diferentes e disputando em média um clássico por ano, Bahia e Vitória não se enfrentam mais como antes, e a rivalidade aos poucos vai tomando conta de outras frentes que envolvam os clubes, como o público presente nos jogos.
Ambos já colocaram grandes públicos em relação à capacidade de seus estádios, mas em contextos diferentes. Enquanto o Tricolor vive toda a Série B dentro do G-4, o grupo de acesso para a elite do futebol brasileiro, o Leão da Barra lida por uma volta por cima após provar o Z-4 que leva direto pra quarta divisão.
A expectativa é de bons públicos nesta sexta-feira, 29, para Bahia x Náutico na Fonte Nova, pela Série B, e no domingo, quando o Vitória recebe o ABC na Toca, pela Série C. O Leão chegou a ter 28.566 torcedores presentes na partida contra o Volta Redonda. Já o Bahia somou 42.466 em um duelo ‘de elite’ contra o Grêmio.
Contudo, há um aspecto que precisa ser considerado. O Barradão e a Arena Fonte Nova têm capacidades diferentes de acomodar torcedores. Enquanto o Manoel Barradas suporta 30.618 pessoas, a Fonte Nova tem o limite de 51.614. Nesse caso específico, se o Esquadrão levou mais gente à Arena no aspecto bruto, o Leão ganhou no quesito porcentagem de lotação. Os 28.566 torcedores rubro-negro representaram 93% da capacidade máxima do Manoel Barradas, enquanto os 42.466 torcedores tricolores representaram 82% do limite da Arena Fonte Nova.
FONTE: Com informações do A Tarde