O Nordeste Está Aqui!

InícioTurismoBahia é o estado com maior expansão no setor turístico do Brasil

Bahia é o estado com maior expansão no setor turístico do Brasil

O ano de 2022 é desafiador para o turismo. Setor dependente da renda do consumidor, que está sendo afetado pela inflação, pelo desemprego e pelos juros elevados. O seguimento na Bahia, no entanto, vislumbra um cenário promissor, com forte potencial de crescimento este ano, diante da flexibilização dos protocolos de saúde; do avanço da campanha de vacinação; e da queda do número mortes por Covid. As boas perspectivas vêm de 2021, quando o Estado encerrou o ano registrando um aumento nas atividades turísticas de 47,3% em relação ao ano anterior, quando se iniciou a pandemia do coronavírus, conforme estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

A expansão do turismo na Bahia, inclusive, foi a maior entre estados brasileiros no período, após dois anos de estagnação econômica no Brasil. Primeiro a parar suas atividades frente às restrições sanitárias e sociais impostas pela crise sanitária mundial, o setor aposta no retorno das festas de São João nos 417 municípios baianos para alavancar as Atividades Características do Turismo (ACT). Nos feriadões da Semana Santa e de Tiradentes, deste ano, foi constatado aumento do fluxo nas 13 zonas turísticas da Bahia.

- Continua depois da publicidade -

São elas: Baía de Todos-os-Santos, Caminhos do Jiquiriçá, Caminhos do Sudoeste, Caminhos do Sertão, Caminhos do Oeste, Costa dos Coqueiros, Costa das Baleias, Chapada Diamantina, Lagos do São Francisco, Caminhos do Oeste e Salvador, além de Costa do Cacau, que teve o maior incremento turístico do governo estadual, e Costa do Descobrimento, a que registra o maior movimento turístico.

A retomada das atividades turísticas na Bahia foi preparada sob o guarda-chuva do plano estratégico “Viva Turismo Bahia”, como destaca o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar. O programa, que vem sendo implantado desde o ano passado, envolve ações nas 13 regiões, com a expectativa de promover a continuidade da Bahia entre os destinos mais procurados por brasileiros. A cooperação técnica é das secretarias estaduais de Cultura (Secult) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). “A volta das atividades turísticas traz o aumento de renda, riqueza, refletindo nas receitas dos municípios de características turísticas com o incremento do ISS (Imposto Sobre Serviço”, observa o gestor.

O “Viva Turismo Bahia” cumpre o papel de organizar o planejamento da infraestrutura turística nos principais destinos baianos e tem como base quatro eixos: biossegurança, capacitação, infraestrutura e promoção do destino Bahia. Maurício Bacelar acredita que, com o plano, o Estado vai recuperar o patamar de antes da pandemia, voltando a gerar emprego e renda. “Turismo quer dizer deslocamento e significa um conjunto de ações voltadas à implementação da economia. Assim como, depois da vacina, o controle do deslocamento e o controle social foram os principais fatores de combate à pandemia, o turismo foi o setor da economia que mais contabilizou prejuízos”.

O secretário afirma que o governo tem participado dos principais eventos turísticos nacionais e internacionais de olho na propagação da Bahia como um atrativo destino turístico. “Temos participado de feiras especialmente em Portugal, pela conectividade aérea direta para Lisboa e pelos traços culturais em comum; na Espanha, por conta da ligação direta Madri-Lisboa-Salvador; na França, onde acontece o Festival Internacional do Chocolate; e na Argentina, por ser o maior polo emissor de estrangeiros para a Bahia”, pontuou.

FONTE: A Tarde

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Cometa do Século trará espetáculo para o céu do Nordeste

O Nordeste terá um espetáculo nos céus a partir do dia 22 de setembro. Isto porque os moradores da região terão a oportunidade de...