Início » Empregos » Bahia confirma concurso para Polícia Civil com 2.397 vagas

Empregos

Bahia confirma concurso para Polícia Civil com 2.397 vagas

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) deu mais um passo importante para fortalecer a segurança pública da Bahia ao sancionar o projeto que cria 2.397 novos cargos na Polícia Civil. A medida, publicada no Diário Oficial ...
Redação, da Agência NE9
23 de janeiro de 2025 - às 10:09
Atualizado 23 de janeiro de 2025 - às 10:09
2 min de leitura

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) deu mais um passo importante para fortalecer a segurança pública da Bahia ao sancionar o projeto que cria 2.397 novos cargos na Polícia Civil. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (23), representa uma oportunidade promissora para os concurseiros e um avanço significativo para a corporação.

Novo Concurso deve ocorrer ainda este ano

Com a aprovação da nova lei, a Polícia Civil da Bahia deve lançar o edital ainda este ano. A divisão das vagas para o concurso ficou definida da seguinte forma:

Cargo Número de Vagas
Delegado 500
Escrivão 437
Investigador 1.460
Total Geral 2.397

Além de criar novos cargos, a lei aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) ajusta a estrutura da corporação. Dessa forma, passará por mudanças relevantes com a nova Lei Orgânica.

Governo Jerônimo assina lei que cria cargos na Polícia Civil. Foto: Thuane Maria / GOVBA
Governo Jerônimo assina lei que cria cargos na Polícia Civil. Foto: Thuane Maria / GOVBA

Preparativos para o Edital

Ao mesmo tempo, os preparativos para o concurso estão em andamento desde dezembro de 2024, quando a corporação instituiu um Grupo de Trabalho (GT) para realizar estudos e ajustes no edital. Este grupo tem como objetivo revisar e aprimorar os itens do edital, garantindo um processo seletivo justo e bem-estruturado para os cargos de Delegado, Escrivão e Investigador.

A delegada-geral Heloísa Brito ressaltou que o fortalecimento da corporação será fundamental para atender às demandas da população de forma mais ágil e eficiente:

“Esse reforço amplia nossa capacidade de investigação e resposta às demandas da população. Essa iniciativa nos fortalece e nos permite atuar de forma mais eficiente no combate à criminalidade, promovendo justiça e segurança em todas as regiões do estado.”

Expectativas para o Certame

De acordo com declarações anteriores, a previsão é que o concurso tenha início ainda no primeiro semestre de 2025. Com a sanção da lei, a Bahia dá um importante passo para reforçar a segurança pública. Desse modo, promovendo o combate à criminalidade e melhorando a prevenção e elucidação de crimes em todas as regiões do estado.