O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaBahia bate recorde na agilidade de abertura de empresas com tempo reduzido

Bahia bate recorde na agilidade de abertura de empresas com tempo reduzido

No dia de hoje, a Receita Federal do Brasil anunciou uma notável conquista para o estado da Bahia. De acordo com os dados divulgados no portal https://estatistica.redesim.gov.br/tempos-abertura, a Bahia registrou um tempo médio de apenas nove horas para formalizar um novo negócio, estabelecendo um novo recorde desde o início das medições em 2019.

O ranking, que analisa o tempo médio necessário para os órgãos públicos registrarem uma empresa, desde as consultas de viabilidade do endereço de instalação até a emissão do CNPJ, mostrou que das nove horas totais, aproximadamente oito horas são dedicadas à análise de viabilidade pelas Prefeituras, para verificar se o estabelecimento pode operar no local desejado. O restante, cerca de uma hora, é o tempo em que a Junta Comercial da Bahia (Juceb) realiza o registro do contrato social e emite o CNPJ através de integração com a Receita Federal.

- Continua depois da publicidade -

Essa conquista representa um avanço significativo para a Bahia, considerando que em abril de 2022, o estado ocupava a última posição no ranking da Receita Federal. Entretanto, desde fevereiro de 2023, graças a diversas iniciativas implementadas pela Juceb em colaboração com as Prefeituras Municipais e a otimização de seus próprios processos internos, a Bahia alcançou um tempo médio de 12 horas, alcançando a segunda posição no ranking pela primeira vez.

O resultado atual é fruto dos esforços do Governo do Estado e da Juceb, que têm trabalhado incessantemente para aprimorar o ambiente de negócios e simplificar os procedimentos burocráticos de formalização de empresas. O objetivo central é tornar a Bahia um destino ainda mais atrativo para o empreendedorismo, reconhecido como a principal fonte geradora de empregos e renda para os cidadãos baianos.

Essa nova marca histórica para a classe empresarial baiana é resultado de uma intensificação no relacionamento com as Prefeituras do interior, fator decisivo para colocar a Bahia como o segundo estado mais rápido do país nesse processo, ficando atrás apenas de Sergipe. Com essa conquista, o estado reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico e a prosperidade da comunidade empreendedora.

REDAÇÃO com Assessoria

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos