Inscrições seguem até o dia 23 de novembro
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) anunciou a abertura do edital com 5.414 vagas em 132 cursos gratuitos para o processo seletivo de ingresso no primeiro semestre de 2024.
As oportunidades abrangem:
- 1.435 vagas para cursos de graduação
- 1.885 vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
- 2.059 vagas para cursos técnicos subsequentes
- 35 vagas em Qualificação Profissional Proeja.
Esses cursos serão oferecidos nos diversos campi distribuídos em Recife, Olinda, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Paulista, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.
Além disso, haverá nove polos de Educação a Distância (EaD) nas cidades de Águas Belas, Carpina, Gravatá, Limoeiro, Palmares, Pesqueira, Recife, Santa Cruz do Capibaribe e Santana do Ipanema. No total, serão 5.024 vagas para cursos presenciais e 390 para cursos EaD.
Para o processo seletivo, o IFPE adotará diferentes formas de ingresso:
- A maioria dos cursos terá seleção por meio de provas de múltipla escolha.
- Exceção para os cursos técnicos dos campi agrícolas (Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão), que utilizarão a seleção por análise de histórico escolar.
- As inscrições estarão abertas a partir de quinta-feira (2) e se estenderão até o dia 23 de novembro. Todo o processo de inscrição será realizado exclusivamente online, através do site upenet.com.br/ingresso_ifpe_2024.1. A taxa de inscrição será de R$ 50 para cursos técnicos e R$ 65 para cursos de graduação.
As provas estão agendadas para o dia 17 de dezembro, consistindo em 30 questões para cursos técnicos e 50 questões para cursos de graduação. O conteúdo programático está detalhado no edital.
Candidatos interessados nos cursos técnicos de Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão, cujas inscrições são gratuitas, devem realizar o processo de inscrição no mesmo período através do site ingresso.ifpe.edu.br.
Nestas três cidades, a seleção ocorrerá da seguinte forma:
– Para cursos técnicos integrados e de qualificação profissional Proeja, a seleção será por análise do histórico escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática do ensino fundamental ou equivalente;
– Para os cursos técnicos subsequentes, será por análise do histórico escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática do ensino médio ou equivalente; ou, por meio da pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias em uma das cinco últimas edições (2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
LEIA TAMBÉM:
– Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
– Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
– Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
– O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística
Cotas
Estudantes que estudaram em escola pública têm direito a 60% das vagas no processo de ingresso do IFPE. Essa cota vale para quem fez todo o ensino fundamental (para cursos técnicos Integrados ou Proeja) ou todo o ensino médio (para cursos técnicos subsequentes ou superiores).
O IFPE também tem outra ação afirmativa: 25% das vagas de ampla concorrência são reservadas para estudantes da rede pública que vivem no campo e que escolhem cursos com vocação agrícola.
Avaliação Específica em Música (AEM)
Candidatos aos cursos de Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim) e técnico em Instrumento Musical (Campus Barreiros) serão submetidos a uma etapa adicional de avaliação da performance instrumental/vocal, que será feita de forma presencial, nos respectivos campi.
De acordo com o IFPE, o resultado final será divulgado no dia 18 de janeiro de 2024. As aulas terão início em fevereiro.
Confira cronograma:
Inscrições | 2 a 23 de novembro |
Isenção da taxa | 2 a 9 de novembro |
Aferição da condição de indígena e heteroidentificação | 30 de novembro a 7 de dezembro |
Aplicação da prova | 17 de dezembro de 2023 |
Resultado final | 18 de janeiro de 2024 |
Início das aulas | Fevereiro |