A 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato ocorreu na última quinta-feira (17) premiou os grandes vencedores da premiação. Ao todo, esta edição do reconhecimento recebeu 1.208 inscrições de artesãos de todas as regiões do país. Os 100 escolhidos ganham reconhecimento nacional. Além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato ( 5ª Edição), que se torna um diferencial no mercado.
Historicamente, os estados que mais sagram vencedores são Minas Gerais e os estados do Nordeste, refletindo a representatividade do artesanato nessas regiões. Desta vez, o estado mineiro teve 24 artesãos ganhadores. Em seguida, Bahia, Alagoas e Amazonas aparecem com 11 artesãos e o Piauí, com oito nomes.
Desde 2006, o Sebrae reconhece identifica e premia as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil, não somente pela qualidade dos seus produtos, mas também por suas práticas de gestão. O estado que mais foi premiado em edições anteriores é Pernambuco, com 10 vencedores na 3ª edição (2012) e 10 vencedores na 4ª edição (2016).
Além do reconhecimento, o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato inclui os vencedores em um catálogo comercial com informação dos premiados e divulga vídeos das melhoras práticas no portal do Sebrae, dando visibilidade e promovendo o trabalho dos empreendedores artesãos.