Início » Turismo » ArtePraia registra recorde de 418 inscrições para sua quinta edição em Fortaleza

Turismo

ArtePraia registra recorde de 418 inscrições para sua quinta edição em Fortaleza

Buscando ultrapassar as fronteiras tradicionais da arte e apreciação, o ArtePraia divulgou o edital para sua quinta edição no mês passado. O evento está programado para acontecer em Fortaleza (CE) nos dias 15, 16 e ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
13 de julho de 2023 - às 05:35
Atualizado 13 de julho de 2023 - às 05:35
2 min de leitura

Buscando ultrapassar as fronteiras tradicionais da arte e apreciação, o ArtePraia divulgou o edital para sua quinta edição no mês passado. O evento está programado para acontecer em Fortaleza (CE) nos dias 15, 16 e 17 de setembro. Com sucesso, o projeto recebeu inscrições de quase todos os estados brasileiros, alcançando seu objetivo de se tornar um evento de alcance nacional. Em comparação à edição anterior, houve um aumento significativo de 47% no número de artistas e coletivos inscritos.

“Estamos extremamente felizes e entusiasmados com tantas propostas interessantes. Sentimos que expandimos nossas ideias por todo o Brasil. Vamos analisar cada trabalho com muito cuidado”, celebrou Gustavo Wanderley, curador do ArtePraia.

O edital estabelece alguns critérios, incluindo a exigência de que as obras sejam efêmeras, por meio de situações propostas ou intervenções temporais, e não deixem resíduos no ambiente em que forem instaladas ou executadas. Também é requisitado o uso de materiais biodegradáveis ou recicláveis e, sob nenhuma circunstância, os materiais utilizados podem causar degradação ambiental.

O marco de 418 propostas inscritas em 2023 supera o total de todas as edições anteriores do ArtePraia. O projeto é realizado pela Casa da Ribeira, Ministério da Cultura e Governo Federal, e conta com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Grupo Marquise e Ecofor Ambiental.

“O ArtePraia está alinhado com os princípios da área de inteligência social do Grupo Marquise, uma vez que busca democratizar o acesso à arte e possui uma forte conexão com a preservação ambiental e sustentabilidade. Assim como o Grupo Marquise, o ArtePraia agora mostra sua abrangência nacional. Estamos muito satisfeitos com essa parceria”, comentou Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Grupo Marquise.

REDAÇÃO com Assessoria