Buscando ultrapassar as fronteiras tradicionais da arte e apreciação, o ArtePraia divulgou o edital para sua quinta edição no mês passado. O evento está programado para acontecer em Fortaleza (CE) nos dias 15, 16 e 17 de setembro. Com sucesso, o projeto recebeu inscrições de quase todos os estados brasileiros, alcançando seu objetivo de se tornar um evento de alcance nacional. Em comparação à edição anterior, houve um aumento significativo de 47% no número de artistas e coletivos inscritos.
“Estamos extremamente felizes e entusiasmados com tantas propostas interessantes. Sentimos que expandimos nossas ideias por todo o Brasil. Vamos analisar cada trabalho com muito cuidado”, celebrou Gustavo Wanderley, curador do ArtePraia.
O edital estabelece alguns critérios, incluindo a exigência de que as obras sejam efêmeras, por meio de situações propostas ou intervenções temporais, e não deixem resíduos no ambiente em que forem instaladas ou executadas. Também é requisitado o uso de materiais biodegradáveis ou recicláveis e, sob nenhuma circunstância, os materiais utilizados podem causar degradação ambiental.
O marco de 418 propostas inscritas em 2023 supera o total de todas as edições anteriores do ArtePraia. O projeto é realizado pela Casa da Ribeira, Ministério da Cultura e Governo Federal, e conta com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Grupo Marquise e Ecofor Ambiental.
“O ArtePraia está alinhado com os princípios da área de inteligência social do Grupo Marquise, uma vez que busca democratizar o acesso à arte e possui uma forte conexão com a preservação ambiental e sustentabilidade. Assim como o Grupo Marquise, o ArtePraia agora mostra sua abrangência nacional. Estamos muito satisfeitos com essa parceria”, comentou Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Grupo Marquise.
REDAÇÃO com Assessoria