O Nordeste Está Aqui!

InícioAlessandraAreia (PB) tem maior número de empreendedores do país que aderiram ao...

Areia (PB) tem maior número de empreendedores do país que aderiram ao “Pacto Turismo Rural Consciente: Juntos pelo Turismo”

Areia (PB) tem maior número de empreendedores do país que aderiram ao “Pacto Turismo Rural Consciente: Juntos pelo Turismo”

Areia, localizada no Brejo paraibano, tem o maior número de empresas ligadas ao setor do Turismo que já aderiram ao “Pacto Turismo Rural Consciente: Juntos pelo Turismo”, criado pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur) com apoio do Coletivo composto por profissionais experts em Turismo e entidades parceiras .

- Continua depois da publicidade -

O “Pacto Turismo Rural Consciente: Juntos pelo Turismo” tem o objetivo de orientar os empresários do Setor Rural brasileiro sobre os protocolos de biossegurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMT) e pelas autoridades sanitárias brasileiras em prol da segurança, da saúde e da sustentabilidade da atividade e prepará-los para a retomada da atividade rural, pós-pandemia.

Para aderir ao Pacto, basta o empresário entrar no site do Idestur, tomar conhecimento das normativas que regem o Pacto e se comprometer a segui-las mediante o preenchimento do formulário de cadastro online, que será analisado pelo Instituto. Após aprovação do cadastro, o empresário terá direito ao uso da marca “Turismo Rural Consciente”, no seu site, nas redes sociais e também afixar uma placa no seu empreendimento.

Pousada Rancho Nova Vida, em Areia foi o primeiro empreendimento Rural do Brasil a afixar a placa com a marca “Turismo Consciente” – Foto: Divulgação

A fiscalização do Pacto será feita por meio do próprio turista, que deverá estar atento ao correto cumprimento das normativas pactuadas no “Turismo Rural Consciente”, pelos empreendimentos cadastrados. Caso o empreendimento não esteja cumprindo o que foi pactuado, o turista poderá fazer a denúncia ao Idestur, por meio do e-mail: [email protected], e informar os fatos, para que os membros do coletivo possam analisar e deliberar sobre a manutenção ou não, do membro denunciado.

Em Areia, até o presente momento, já são 14 empreendimentos cadastrados entre hotéis, pousadas, restaurantes, casa de doces, floriculturas, engenhos, balneário, entre outros. Mas, já existem outros empresários interessados que já estão se adequando às normativas do Pacto para também aderirem.

Já estão cadastrados e comprometidos em apoiar o “Turismo Rural Consciente”, em Areia, os seguintes empreendimentos: A Casa do Doce, Balneário Água Viva (Furnas), Engenho Triunfo, Engenho Turmalina da Serra Areia, Engenho Varzea do Coaty, Hotel Fazenda Triunfo, Floricultura Paraíso das Flores, Pousada Aconcheg’art, Pousada Casa do Lago, Pousada Rancho Nova Vida, Pousada Rural Vaca Brava, Pousada Villa Real, Restaurante Vaca Brava e Sítio e Floricultura Tá na Roça.

Segundo a Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur), Andreia Roque, “atualmente, no Brasil, até o presente momento, Areia é o município com maior número de adesões ao “Pacto Turismo Rural Consciente: Juntos pelo Turismo” e se a adesão de novos empresários continuar, em breve, o município poderá se tornar, a capital do Turismo Rural Consciente.”

Sobre o Pacto Turismo Rural Consciente: Juntos pelo Turismo

O Brasil é mais rural do que muitos de nós imagina. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em levantamentos feitos, o Brasil ainda é um país rural.

Ainda que boa parte dos brasileiros viva nas áreas predominantemente urbanas, o número de cidades com essas características é de apenas 26% das 5.565 existentes. Pelo levantamento do IBGE, o país tem mais municípios predominantemente rurais. Eles representam 60,4% das cidades brasileiras, embora abriguem apenas 17% da população.

“O Brasil deveria ser o maior destino de Turismo Rural do mundo. Não existe um país com tamanha identidade rural como o nosso. Mas, infelizmente, a falta de políticas públicas voltadas para o setor do Turismo Rural, inviabiliza o Brasil de ser a maior potência rural do mundo”, afirmou Andreia Roque. “A atividade, apesar de representar uma boa ‘fatia do bolo do turismo’, que inclui o agronegócio, a agricultura familiar, as comunidades quilombolas, as indígenas, o turismo de base comunitária, os engenhos, os hotéis rurais, os restaurantes, entre outros, ou seja, o Turismo Rural não é ilegal, mas permanece na informalidade”., complementou Andreia.

Não existe o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que é do Ministério do Turismo, para a atividade rural. Com a falta do Cadastur Rural, todos os empreendimentos ligados ao Turismo Rural no Brasil não puderam aderir ao Selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo, que contém as medidas recomendadas para a reabertura pós-pandemia, com os protocolos sanitários recomendados para 15 segmentos turísticos que fazem parte do Cadastur, além de um conjunto de orientações também para os turistas.

Foi pensando nessa falta de algo que identificasse que o empreendimento turístico rural tinha se adequado às novas normas de segurança sanitária exigidas pelos órgãos competentes, foi que o Idestur formou um Coletivo com profissionais experts em Turismo e entidades parceiras, para juntos, construírem o “Pacto Turismo Rural Consciente: Juntos pelo Turismo”, com uma proposta que chama à responsabilidade, os empresários do setor do Turismo Rural a criarem normativas de biossegurança para esses empreendimentos, para que eles possam se mostrar aos olhos dos turistas, como um local seguro, que se preocupa com a saúde e a segurança de todos.

Siga no facebook: Turismo Rural Consciente: Todos Pelo Turismo Brasil
Site do Idestur: www.institutobrasilrural.org.br
Pacto: Turismo Rural Consciente: Juntos pelo Turismo
Formulário de adesão: Formulário para cadastro

FONTE: Alessandra Lontra

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

  • Tags
  • D
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos