Operacionalizado pela Guarda Municipal (GMA), o Sistema de Videomonitoramento da Prefeitura de Aracaju, instalado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais unidades e prédios administrativos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), garante mais segurança para usuários e trabalhadores e contribui para a diminuição nos índices de furtos e arrombamentos.
De janeiro a novembro deste ano, a GMA registrou 19 ocorrências. São 15 por furtos evitados, ou seja, invasões confirmadas em que nada foi subtraído ou que o suspeito foi detido em flagrante, além de quatro pessoas detidas. De acordo com a Guarda, a Saúde de Aracaju é responsável por cerca de 50% dos atendimentos realizados por meio do videomonitoramento.
A implantação do sistema ocorreu em 2018 e desde então tem contribuído positivamente na segurança, como pontua a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza. “Essa é uma parceria com resultados importantes. Desde a implantação em 2018, principalmente no reforço da segurança de toda a população, dos usuários das unidades básicas, além de impedir violações ao patrimônio público”.
Monitoramento
O Centro de Controle Operacional (CCO) da GMA realiza o monitoramento 24 horas. De acordo com o órgão, são 648 câmeras nas unidades de saúde e prédios administrativos. Tudo de maneira online, além do patrulhamento com as viaturas e tablets acompanhando o que acontece, como explica o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.
“Quando alguma situação suspeita é verificada, uma viatura vai imediatamente. Os servidores também podem nos acionar via telefone pelo número 153, além de mecanismos de contato direto entre unidade e Guarda. Esse é um sistema muito importante e com a eficiência comprovada por meio dos dados que apontam redução de 96% em furtos e arrombamentos”, destaca Mendonça.