Aracaju terá plataforma colaborativa para projeto de desenvolvimento
O prefeito Edvaldo Nogueira voltou a se reunir com o Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico (Comden), na manhã desta quinta-feira, 5. No primeiro encontro do ano, os membros discutiram a realização de uma consulta pública para que a população possa contribuir com o projeto de desenvolvimento da cidade que o órgão está produzindo, que estabelece os caminhos do crescimento para Aracaju até 2055, quando completará 200 anos. Uma primeira versão de um portal colaborativo, que será disponibilizada à sociedade pela internet, foi apresentada ao conselho. Ainda este mês, a plataforma será lançada oficialmente.
O Comden é um dos braços do Planejamento Estratégico da gestão e, desde que foi reativado por Edvaldo, tem cumprido uma agenda estratégica, com reuniões periódicas, para preparar o Plano de Desenvolvimento Econômico que beneficiará as gerações futuras. Assim, nos dois primeiros anos não só formou as câmaras técnicas para definição das propostas de curto, médio e longos prazos para Aracaju, como também avançou nas discussões do projeto, intitulado “Pistas do Desenvolvimento: propostas para a elaboração do plano de desenvolvimento econômico de Aracaju 2020-2055”. O projeto tem como objetivo tornar Aracaju uma das 10 cidades do país com maior desenvolvimento.
“Este é um momento importante de discussão, de planejamento da cidade. Seremos os condutores destas discussões, mas precisamos envolver toda a população, por isso pensamos na realização desta consulta pública, para que todos os aracajuanos possam participar. A ideia é realizar um planejamento colaborativo. Estou muito feliz com estes passos que estamos dando através do Condem. A gente lança uma semente de esperança para que a sociedade possa encontrar os caminhos para encontrar o seu desenvolvimento”, declarou o prefeito.
A consulta pública abordará temáticas como mobilidade urbana, ocupação da cidade, industrialização, desenvolvimento econômico, entre outros. “O sentimento é de dever cumprido, por termos chegado a esta etapa e poder entregar à população esta plataforma, para que todos possam contribuir com o futuro da cidade. Todos os membros do Comden participaram ativamente na construção deste projeto e agora teremos a sociedade participando também”, afirmou Paulo do Eirado, superintendente do Sebrae e membro do conselho.
O Comden é composto por representantes de diversos setores da sociedade. É através do conselho que a administração municipal tem buscado o diálogo com representantes da população, com foco na elaboração de projetos e discussões de políticas públicas para que a capital sergipana cresça e se desenvolva economicamente.
Participaram da reunião desta quinta-feira, além do prefeito, o presidente da Câmara Municipal, vereador Nitinho Vitale, secretários municipais, representantes de entidades empresariais, de federações, de instituições de ensino superior, de órgãos não-governamentais e entidades de apoio ao empreendedorismo.
FONTE – AGÊNCIA ARACAJU DE NOTICIAS