Nos últimos anos, Aracaju passou por uma notável transformação e conquistou seu lugar como uma das melhores capitais para se viver no Brasil. Tanto para os aracajuanos quanto para os visitantes, a cidade oferece uma gama de atrativos e serviços, aliados a uma infraestrutura de primeira, que atende às necessidades da população. Para alcançar esse patamar, a administração municipal tem se dedicado incansavelmente para aprimorar ainda mais a cidade, tornando-a um destino ainda mais atrativo tanto para seus habitantes quanto para os visitantes.
Rodeada de belezas naturais, a capital sergipana é uma escolha excelente para quem busca tranquilidade e lazer. Para reforçar a atração turística, a Prefeitura de Aracaju tem investido em ações para promover a cidade como um destino turístico. Além disso, esforços têm sido concentrados na melhoria dos pontos turísticos, com o objetivo de tornar a cidade cada vez mais conhecida tanto nacional quanto internacionalmente.
Uma dessas ações é conduzida pela prefeitura em colaboração com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), por meio de um termo de fomento que garante o investimento de R$1,5 milhão. Esses recursos estão sendo aplicados em roadshows que apresentam a capital sergipana por todo o país, alcançando cerca de 1.500 profissionais do turismo, incluindo empresários, executivos de operadoras, agentes de viagem e guias de turismo.
Essas estratégias para promover Aracaju como um destino turístico têm gerado resultados excelentes, como o aumento significativo no fluxo de turistas na cidade. Comparando os meses de janeiro a agosto de 2023 com o mesmo período do ano anterior, o aeroporto de Aracaju registrou um aumento de 25,04% no número de passageiros. Em 2022, foram 615.984 passageiros nos primeiros oito meses do ano, enquanto em 2023 esse número subiu para 770.196, segundo a Aena Brasil.
O secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, enfatiza que esses números eram esperados e refletem o intenso trabalho de promoção realizado pela Prefeitura de Aracaju em todas as regiões do país, além de parcerias bem-sucedidas com o setor turístico local e o Governo de Sergipe. ‘O prefeito Edvaldo Nogueira enfatizou a necessidade de colocar Aracaju de forma vigorosa no mercado, atendendo a uma justa reivindicação dos representantes do trade turístico local’, destaca o gestor.
Eventos e Pontos Turísticos
A Prefeitura também tem contribuído para o aquecimento do turismo ao apoiar eventos realizados na cidade. O calendário de setembro conta com uma variedade de eventos em diferentes segmentos, incluindo o 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, o 16º Congresso Sergipano de Cardiologia, o 3º Festival de Carros Antigos de Sergipe (FESTCAS) e a Expo Pesca & Aquicultura 2023.
Além do apoio, a gestão municipal promove eventos atrativos para o turismo, como o Projeto Verão, Corrida Cidade de Aracaju, Forró Caju e Réveillon, que não apenas atraem turistas para a cidade, mas também promovem a divulgação de Aracaju em importantes feiras do setor pelo país, em parceria com o trade turístico.
Infraestrutura
Os investimentos e melhorias na infraestrutura dos pontos turísticos, por meio de obras estruturantes, também contribuem para a qualificação da imagem do destino e da oferta de serviços urbanos cada vez mais aprimorados, proporcionando mais qualidade de vida aos aracajuanos e uma experiência turística diferenciada para os visitantes.
Nesse contexto, a Prefeitura de Aracaju concluiu no ano passado a primeira etapa da revitalização do Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), iniciada no segundo semestre de 2021. Para a execução do projeto, foram investidos mais de R$2,5 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O Parque da Sementeira, considerado um dos principais cartões-postais de Aracaju, passará agora por uma reurbanização completa. Recentemente, o prefeito Edvaldo Nogueira autorizou o início desta segunda etapa do projeto, que incluirá a construção de pistas de corrida e ciclismo, espaço pet, quiosques, academia para a terceira idade, playground, área esportiva, entre outros atrativos.”