As obras da avenida Perimetral Oeste, nova via que se integrará à malha viária do município, ligando a capital sergipana ao município de Nossa Senhora do Socorro, continuam expandindo. Nesta terça-feira, 11, foi iniciado um dos processos mais importantes dessa obra: a implantação das estacas que servirão de base para a construção da ponte sobre o Riacho do Cabral. O trecho ligará o bairro Soledade ao Bugio, local onde estão sendo executados os trabalhos da primeira etapa, um projeto da Prefeitura de Aracaju financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A colocação das estacas de sustentação é o processo mais complexo nesta etapa da obra, de acordo com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari. Segundo ele, “esse é um trabalho que exige muita técnica por parte da engenharia, tendo em vista o alto grau de complexidade, já que ali é uma região de muito mangue e solo amolecido”.
Conforme Ferrari, a parte inicial da obra, que é a mais demorada, é a cravação de estacas dentro do rio. “Depois que elas forem colocadas e estiverem firmes, o desenrolar da obra passa a ser mais rápido. Essa fase é delicada, tendo em vista que algumas situações, mesmo já tendo sido largamente estudadas, serão comprovadas à medida que o solo for penetrado, o que envolve muita cautela e atenção”, explica.
Além da inserção das estacas de sustentação, no local estão sendo executados, também, os trabalhos de terraplanagem e outros serviços para o desenvolvimento de uma das maiores obras de infraestrutura já realizadas na cidade de Aracaju.
Panfletagem
As equipes da Prefeitura de Aracaju realizaram panfletagem no local, para informar a comunidade do entorno sobre a nova frente de obra.
A moradora Maria Nilza afirma compreender se tratar de um transtorno temporário. “Aceito com a maior tranquilidade porque sei que faz parte da obra. Vai ficar assim, agora, mas, depois, vai ficar melhor. Não tenho do que reclamar. Achei bem importante avisar antes os moradores porque as pessoas já ficam preparadas”, aponta.
Obra
Fruto de um investimento que chegará a R$ 150 milhões, a obra é considerada o projeto principal dentro do Programa de Requalificação Urbana – “Construindo para o Futuro”, financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), e resolverá um problema histórico de engarrafamentos na região, desafogando a avenida Euclides Figueiredo. Nesta primeira fase, serão destinados R$ 80 milhões para a realização da obra, que contará com a construção de uma ponte ligando os bairros Soledade e Bugio.
A primeira fase da obra será a construção da ponte sobre o riacho do Cabral, interligando os bairros Soledade e Bugio, etapa que será fundamental para os avanços estruturais da Perimetral Oeste. A ponte terá a extensão de 337,4 metros de comprimento e 26,4 metros de largura; duas pistas de rolamento, cada uma com três faixas, sendo uma delas exclusiva para ônibus; além de passeio lateral para pedestres e uma ciclovia no eixo central.