Os passeios nos Cânions do São Francisco, que fica na divisa entre os dois estados, foram considerados seguros para o turismo. A deliberação veio após uma vistoria realizada por diversos órgãos municipais e estaduais de Sergipe e Alagoas.
A preocupação em torno do local turístico ocorre após o acidente no Cânion do Lago de Furnas, em Capitólio, em Minas Gerais, no início de janeiro. 10 pessoas morreram. Os dois locais guardam semelhanças, mas segundo especialistas, existe uma diferença entre as pedras dos cânions de Xingó e de Capitólio.
Durante audiência, foi informado ainda que os geólogos afirmam que não há perigo eminente de acontecer algo semelhante a Capitólio, em Minas. No entanto, mais estudos serão feitos para dar ainda mais segurança às pessoas que frequentam o local.
O encontro reuniu representantes das secretarias de estado e municipal do turismo, de órgãos ligados ao setor, da Marinha, do ICMBio e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, além da Defesa Civil e especialistas em geologia.
Os Cânions de Xingó, ou Cânions de São Francisco como também são conhecidos, possuem uma paisagem de águas verdes e paredões gigantes alaranjados, que atraem turistas estrangeiros e de todo país.
Fonte: Da Redação do NE9, com a Agência Brasil