A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promoveu, ao longo de 2023, diversas sessões itinerantes em diferentes cidades do estado, com o objetivo de aproximar o Poder Legislativo da população e debater temas de interesse regional e estadual.
As sessões itinerantes foram realizadas em Santa Luzia, Patos, Cajazeiras, Sousa, Alagoa Grande, João Pessoa, Campina Grande, Monteiro e Cajazeiras, abrangendo todas as regiões do Estado.
Em cada cidade, os deputados estaduais discutiram e votaram projetos de lei, requerimentos, indicações e moções, além de realizarem audiências públicas e sessões especiais sobre assuntos relevantes para o desenvolvimento da Paraíba.
O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, destaca que essas sessões fora da sede do Poder Legislativo Paraibano, é uma demonstração que todos os parlamentares estão abertos a diálogos e ouvir de perto a população. “Nosso objetivo é estreitar cada vez mais a relação com os paraibanos. Só com diálogo podemos construir uma Paraíba mais digna para todos”, resumiu.
Entre os temas abordados nas sessões itinerantes, destacam-se: o debate sobre desertificação; discussões sobre as pessoas com deficiência; o agronegócio no Estado e o debate sobre o desenvolvimento sustentável nas diferentes regiões do Estado.
Participação no ODE
Além das sessões itinerantes, a ALPB também participou do Orçamento Democrático Estadual (ODE), uma iniciativa do Governo do Estado que visa ouvir as demandas e as prioridades da população para a elaboração do orçamento anual. Entre os dias 6 de julho e 2 de setembro, os deputados estaduais estiveram presentes nas 14 Regiões Geoadministrativas, dialogando com os cidadãos e as cidadãs sobre as necessidades e os desafios de cada território.
LEIA TAMBÉM:
– Casal nordestino inova e faz Chá Revelação com cuscuz
– Explore a Paraíba! Destino perfeito para o Verão, do litoral ao interior
– A importância do Verão para o Nordeste; entenda
Com relação ao ODE, Adriano ressalta a importância da participação popular na construção de políticas públicas. “A Assembleia Legislativa da Paraíba tem o compromisso de estar sempre ao lado do povo, ouvindo suas demandas, suas sugestões e suas críticas. E o Orçamento Democrático é um instrumento fundamental para debater e fortalecer a nossa cidadania, já que os cidadãos tem a oportunidade de elencar as prioridades de cada região”, concluiu.