O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaALPB aprova projeto de lei que torna o algodão colorido patrimônio cultural...

ALPB aprova projeto de lei que torna o algodão colorido patrimônio cultural imaterial da Paraíba

Um projeto de lei aprovado nesta semana da Assembleia Legislativa da Paraíba torna o algodão colorido patrimônio cultural imaterial da Paraíba.

O PL 2.688/2021 é de autoria do deputado estadual Chió (Rede), que antecipou a importância desse reconhecimento ao arranjo produtivo, cujo crescimento acontece de forma exponencial na Paraíba. A matéria foi aprovada por unanimidade na Casa de Epitácio Pessoa.

- Continua depois da publicidade -

“O cultivo de algodão colorido tem contribuído na economia de diversas cidades do interior da Paraíba. Um arranjo produtivo que já exporta e beneficia, desde a agricultura familiar, até as associações de tecelões que usam a fibra para produzir peças artesanais. Diante da importância histórica, cultural e econômica para o nosso estado, defendo que o algodão colorido seja considerado patrimônio cultural imaterial da Paraíba”, justificou o deputado estadual Chió.

Naturalmente colorido

Há mais de 20 anos, a Embrapa foi a primeira a cultivar o algodão colorido, com o objetivo de oferecer alternativas de renda para os agricultores do Semiárido, além de contribuir para a preservação ambiental. De lá para cá, já foram lançadas seis variedades, com tonalidades que variam do verde aos marrons claro e avermelhado. O cultivo mais adotado pelos produtores é a BRS Rubi, por sua tonalidade mais escura, que é mais demandada pela indústria têxtil.

FONTE: Da Redação do NE9, com Ascom

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos