Início » Esportes » Alagoas e Sergipe fazem a final histórica da Copa Rainha Marta Nordeste neste sábado

Esportes

Alagoas e Sergipe fazem a final histórica da Copa Rainha Marta Nordeste neste sábado

O futebol feminino do Nordeste vive um momento histórico neste sábado (8). As seleções de Alagoas e Sergipe se enfrentam na grande final da primeira edição da Copa Rainha Marta Nordeste, competição que homenageia a ...
Eliseu Lins, da Agência NE9
8 de novembro de 2025 - às 08:53
Atualizado 8 de novembro de 2025 - às 08:53
3 min de leitura

O futebol feminino do Nordeste vive um momento histórico neste sábado (8). As seleções de Alagoas e Sergipe se enfrentam na grande final da primeira edição da Copa Rainha Marta Nordeste, competição que homenageia a maior jogadora de futebol da história do Brasil e referência mundial do esporte, a alagoana Marta Vieira da Silva.

A partida decisiva será realizada às 15h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal da Selaj no YouTube, além da TV Gazeta, Gazeta News e portal Gazetaweb.

Copa Rainha Marta foto divulgação

Caminho até a final

A seleção alagoana, que tem sido uma das grandes favoritas desde o início da competição, garantiu sua vaga na decisão com uma goleada implacável de 6 a 0 sobre o Ceará, no jogo semifinal disputado também no Rei Pelé. O desempenho ofensivo e o entrosamento da equipe reforçam o favoritismo de Alagoas para erguer o troféu em casa.

Já o time sergipano mostrou poder de reação e muita garra na semifinal. Após sair atrás no placar, as jogadoras de Sergipe viraram o jogo contra o Piauí, vencendo por 2 a 1 e garantindo presença inédita na final da Copa. O resultado surpreendeu torcedores e consolidou o crescimento do futebol feminino no estado.

Um torneio que valoriza o futebol feminino nordestino

A Copa Rainha Marta Nordeste é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em parceria com a Federação Alagoana de Futebol (FAF) e as federações estaduais da região. O torneio tem como objetivo fortalecer o futebol feminino no Nordeste, revelar novos talentos e ampliar a visibilidade das atletas.

Com jogos disputados em formato regionalizado, a competição reuniu oito seleções estaduais: Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Piauí. Além de promover integração esportiva, a Copa busca inspirar meninas e jovens atletas, destacando o legado de Marta, nascida em Dois Riachos (AL) e eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela FIFA.

Legado e futuro

A realização da Copa Rainha Marta Nordeste marca um passo importante para o fortalecimento das competições femininas no calendário esportivo brasileiro. O sucesso da primeira edição já abre caminho para a criação de novas categorias e edições nacionais, com apoio de programas de incentivo e formação de base.

Para a secretária do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas, Danielle Cordeiro, o torneio “é um símbolo de empoderamento, inclusão e reconhecimento do talento feminino nordestino”. Segundo ela, “ver o Rei Pelé recebendo torcedoras e torcedores para apoiar mulheres que representam seus estados é um marco para o futebol brasileiro”.

Serviço

Final da Copa Rainha Marta Nordeste
🏟️ Local: Estádio Rei Pelé (Maceió – AL)
📅 Data: Sábado, 8 de novembro
🕒 Horário: 15h
🎟️ Entrada: Gratuita
📺 Transmissão: Canal da Selaj (YouTube), TV Gazeta, Gazeta News e Gazetaweb

LEIA TAMBÉM

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.