O Nordeste Está Aqui!

InícioAlessandraAlagoa Grande solicita no ODE construção da estrada que dá acesso a...

Alagoa Grande solicita no ODE construção da estrada que dá acesso a Comunidade Quilombola.

Hoje, sexta-feira, dia (7) de agosto, a partir das 18h, Alagoa Grande (PB), terá a oportunidade de participar do Orçamento Democrático Estadual (ODE), que este ano, devido a pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, será realizado de forma digital, onde qualquer cidadão do município com acesso a internet, poderá contribuir para o desenvolvimento do seu município por meio do voto.

O ODE é o instrumento no qual os cidadãos são convidados a participar das decisões do governo estadual sobre a melhor forma de aplicação do dinheiro público em suas obras e serviços.

- Continua depois da publicidade -

Esse ano, pela primeira vez, além da educação e da saúde, que são pautas prioritárias e as mais reivindicadas, o turismo também estará presente. A Presidente da Associação de Moradores de Caiana dos Crioulos, Edinalva Rita conclama toda população do município a votar como prioridade, a construção da estrada que dá acesso a Comunidade Caiana dos Crioulos, o que irá contribuir para o desenvolvimento sustentável da Comunidade e de toda a população de Alagoa Grande, uma vez que toda a agricultura familiar produzida na Comunidade, utiliza a estrada que dá acesso a cidade para levar seu produtos.

Votando pela construção da estrada que liga Alagoa Grande à Campina Grande, passando por aquele território, o Governo do Estado estará “saldando” uma dívida histórica com a Comunidade Caiana dos Crioulos e solucionando um problema de acesso àquela Comunidade, ajudando a melhorar a qualidade de vida de mais de 100 famílias que lá vivem, remanescentes de quilombolas e com isso, ajudando a fortalecer o projeto de turismo de base comunitária que é desenvolvido, o “Vivenciando Caiana”, que fomenta o turismo em Alagoa Grande e em todo o Brejo paraibano.

A Comunidade Caiana dos Crioulos ainda mantém bem vivas as tradições herdadas de seus antepassados e preserva vários traços de sua cultura e história. Entre as manifestações culturais da comunidade estão os grupos de Coco de Roda e de Ciranda, formados principalmente por mulheres, que se apresentam em eventos culturais e educacionais na Paraíba e em outros estados brasileiros.

A meu ver, já está mais do que na hora do Turismo ser pauta do Orçamento Democrático Estadual (ODE). Por meio do Turismo, as comunidades podem obter renda e escoar a sua produção da agricultura familiar, que está diretamente ligada aos setores da economia como os hotéis, bares e restaurantes, onde o agricultor familiar, também vendem seus produtos.

Nessa pandemia, ficou bastante evidente o quanto o turismo é importante para vários setores, inclusive o da agricultura familiar, onde muitos agricultores, que antes achavam que não tinham nada a ver com “esse turismo”, se viram sem poder vender seus produtos para os hotéis, bares e restaurantes e assim, se deram conta de que eles também fazem parte da cadeia produtiva do turismo.

Parabéns aos cidadãos de Alagoa Grande por priorizar o Turismo nas reivindicações do ODE.

Para votar é muito simples e rápido. Basta acessar o site https://portaldacidadania.pb.gov.br/ODE/ODE/Audiencia/AcessarAudiencia
e votar!

FONTE: ALESSANDRA LONTRA

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

  • Tags
  • D
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Terra do Vento é um paraíso perdido na divisa de três estados; saiba mais

Entre as divisas do Ceará, Piauí e Maranhão, encontra-se um destino pouco explorado, mas repleto de belezas naturais e aventuras: a Terra do Vento. Destino...