Alagoa Grande solicita no ODE construção da estrada que dá acesso a Comunidade Quilombola.

Hoje, sexta-feira, dia (7) de agosto, a partir das 18h, Alagoa Grande (PB), terá a oportunidade de participar do Orçamento Democrático Estadual (ODE), que este ano, devido a pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, será realizado de forma digital, onde qualquer cidadão do município com acesso a internet, poderá contribuir para o desenvolvimento do seu município por meio do voto.

O ODE é o instrumento no qual os cidadãos são convidados a participar das decisões do governo estadual sobre a melhor forma de aplicação do dinheiro público em suas obras e serviços.

Esse ano, pela primeira vez, além da educação e da saúde, que são pautas prioritárias e as mais reivindicadas, o turismo também estará presente. A Presidente da Associação de Moradores de Caiana dos Crioulos, Edinalva Rita conclama toda população do município a votar como prioridade, a construção da estrada que dá acesso a Comunidade Caiana dos Crioulos, o que irá contribuir para o desenvolvimento sustentável da Comunidade e de toda a população de Alagoa Grande, uma vez que toda a agricultura familiar produzida na Comunidade, utiliza a estrada que dá acesso a cidade para levar seu produtos.

Votando pela construção da estrada que liga Alagoa Grande à Campina Grande, passando por aquele território, o Governo do Estado estará “saldando” uma dívida histórica com a Comunidade Caiana dos Crioulos e solucionando um problema de acesso àquela Comunidade, ajudando a melhorar a qualidade de vida de mais de 100 famílias que lá vivem, remanescentes de quilombolas e com isso, ajudando a fortalecer o projeto de turismo de base comunitária que é desenvolvido, o “Vivenciando Caiana”, que fomenta o turismo em Alagoa Grande e em todo o Brejo paraibano.

A Comunidade Caiana dos Crioulos ainda mantém bem vivas as tradições herdadas de seus antepassados e preserva vários traços de sua cultura e história. Entre as manifestações culturais da comunidade estão os grupos de Coco de Roda e de Ciranda, formados principalmente por mulheres, que se apresentam em eventos culturais e educacionais na Paraíba e em outros estados brasileiros.

A meu ver, já está mais do que na hora do Turismo ser pauta do Orçamento Democrático Estadual (ODE). Por meio do Turismo, as comunidades podem obter renda e escoar a sua produção da agricultura familiar, que está diretamente ligada aos setores da economia como os hotéis, bares e restaurantes, onde o agricultor familiar, também vendem seus produtos.

Nessa pandemia, ficou bastante evidente o quanto o turismo é importante para vários setores, inclusive o da agricultura familiar, onde muitos agricultores, que antes achavam que não tinham nada a ver com “esse turismo”, se viram sem poder vender seus produtos para os hotéis, bares e restaurantes e assim, se deram conta de que eles também fazem parte da cadeia produtiva do turismo.

Parabéns aos cidadãos de Alagoa Grande por priorizar o Turismo nas reivindicações do ODE.

Para votar é muito simples e rápido. Basta acessar o site https://portaldacidadania.pb.gov.br/ODE/ODE/Audiencia/AcessarAudiencia
e votar!

FONTE: ALESSANDRA LONTRA

Últimas

Professores e o prefeito durante o anúncio do Programa. Foto: Marcos Moura/SME

Fortaleza dará 1.050 vagas de pós graduação a professores da rede municipal

Salário Minimo

Governo revela estimativa do novo valor do salário mínimo para 2026

Bahia enfrenta Internacional em jogo decisivo pela Libertadores

prefeito JHC em evento foto Jonathan Lins Secom Maceió

Maceió tem investimentos históricos em Mobilidade Urbana

Luciano Huck - familhão. Foto: Reprodução

Conheça o nordestino que ganhou R$ 1 milhão de Luciano Huck

Relacionadas

Professores e o prefeito durante o anúncio do Programa. Foto: Marcos Moura/SME

Fortaleza dará 1.050 vagas de pós graduação a professores da rede municipal

Salário Minimo

Governo revela estimativa do novo valor do salário mínimo para 2026

Bahia enfrenta Internacional em jogo decisivo pela Libertadores

prefeito JHC em evento foto Jonathan Lins Secom Maceió

Maceió tem investimentos históricos em Mobilidade Urbana