O Governo Federal lançou a segunda etapa do AgroNordeste. A iniciativa tem o objetivo de incrementar a agricultura no Nordeste para alcançar benefícios sociais e ambientais duradouros, com viabilidade econômica.
A Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária foi publicada no Diário Oficial da União do dia 11 de abril. Nela, o órgão garante “apoiar o desenvolvimento sustentável dos agricultores e da agropecuária na região Nordeste do Brasil e do norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, por meio da complementaridade e sinergia das ações entre o órgão, sua entidade vinculada e instituições parceiras do plano”.
Dentre as diretrizes do Plano estão o alinhamento de critérios sociais, ambientais e econômicos nas tomadas de decisão, de forma que as ações do Nordeste + Sustentável impactem a sustentabilidade das cadeias produtivas agropecuárias nas abordagens social, ambiental e econômica de forma equânime e agregada.
Além disso, o AgroNordeste busca ampliar o acesso dos produtores a crédito, assistência técnica e tecnologias, em especial no que se refere a produtos com maior valor agregado, sistemas de produção sustentáveis e estratégias de convivência com a seca.