O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaAgora é lei: Governo de Alagoas institui Programa Criança Alfabetizada

Agora é lei: Governo de Alagoas institui Programa Criança Alfabetizada

A iniciativa é uma das ações do Programa Escola 10 e visa promover a alfabetização de crianças de até 7 anos por meio de parceria entre Estado e Municípios. Programa visa garantir a alfabetização na idade certa.

O governador Paulo Dantas instituiu nesta segunda-feira (12), por meio de lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), o Programa Escola 10 – Criança Alfabetizada, após a aprovação do projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa de Alagoas. A iniciativa visa promover a alfabetização de crianças até sete anos de idade nas redes públicas de ensino por meio da parceria entre Estado e Municípios alagoanos. A lei pode ser conferida na íntegra na página 4 do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (12).

- Continua depois da publicidade -

De acordo com a lei, o programa funcionará por meio do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios e contemplará os seguintes eixos: formação de professores; formação de gestores escolares; oferta de materiais complementares para todos os alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino do Estado; oferta de materiais complementares para formações e práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores da Rede Pública de Ensino do Estado; qualificação da avaliação e do monitoramento de resultados educacionais; premiação das escolas com os melhores resultados; apoio para melhoria das escolas com os menores resultados e fortalecimento da gestão escolar.

Caberá à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a gestão e execução do programa e os municípios que fizerem adesão ao programa terão apoio técnico e financeiro com a disponibilização de material didático complementar, pagamento de bolsas a profissionais para oferta de formação continuada e realização de avaliações externas.

“A promulgação da lei que institui o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) Criança Alfabetizada é uma vitória para a Educação Pública de Alagoas, visto que o mesmo já existe desde janeiro de 2020 e, agora, passa a ser lei. Nesses últimos dois anos, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, empreendemos diversas ações, dentre as quais a realização de avaliações diagnósticas e de leitura, apoio técnico-pedagógico aos municípios por meio de formação e pagamento de bolsas para articuladores de ensino”, destaca a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

FOTO: Thiago Ataíde

Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...