O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoAfrofuturismo ganha visibilidade com 12 novos painéis de arte urbana no Túnel...

Afrofuturismo ganha visibilidade com 12 novos painéis de arte urbana no Túnel Josué de Castro

Prefeito João Campos visitou o local neste domingo (5), que esteve aberto para visitação

O Túnel Josué de Castro, que conecta a Rua Manoel de Brito à Avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina, ganhou 12 novos painéis de arte urbana com o tema Afrofuturismo, dentro do programa Colorindo o Recife. As obras, com cerca de 150m² cada, propõem despertar a consciência histórica e ancestral das pessoas negras, exaltando que o futuro é negro, mas o presente e passado também são. Neste domingo (5), das 8h às 12h, a mais nova galeria de arte estará aberta para visitação com apoio da CTTU e contará com a apresentação do Maracatu Nação Erê. O prefeito João Campos visitou o espaço e conversou com os artistas da intervenção.

- Continua depois da publicidade -

“É mais uma ação do Colorindo Recife com arte urbana na nossa cidade. São 12 artistas, sendo seis mulheres e seis homens, pessoas pretas, que têm a história da nossa cidade correndo em suas veias. Aqui, cada um com sua visão artística e de mundo, retratou o Afrofuturismo, mostrando como a gente pode potencializar este tema tão importante e nobre para nós”, destacou o prefeito João Campos. “Quero aqui parabenizar cada um dos artistas, pois é bonito ver a força da cultura e a leitura da arte ganhando as ruas, pontes, túneis e muros da nossa cidade”, acrescentou.

A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb), que realiza o Colorindo o Recife com o apoio cultural das Tintas Iquine. “A construção do tema partiu da ideia de conexão, tanto física quanto social, e do ensejo de obras que representassem o futuro da população negra como protagonista. Partindo dessa ideia, surgiu o tema de Afrofuturismo e foram chamados os artistas, dando prioridade a artistas pretas e pretos e moradores do bairro do Pina, que juntos criaram uma linha narrativa para contar essa história”, explica a gerente de Gestão e Projetos Especiais da Seiurb, Beatriz Meunier.

As intervenções artísticas no Túnel Josué de Castro foram divididas em passado, presente e futuro, guiadas pelo sentido horário de um relógio, onde se aponta para o ciclo da vida com o protagonismo das pessoas negras. Cada painel de arte urbana criado pelos artistas Afro G, Boris, Bubu, Enya, Fany, Fiori, Mila Barros, Nathê, Osú, Outro, Rafael FX e Tab, abordou um desses tempos e o relacionou ao afrofuturismo. “A gente pensou em trazer, majoritariamente, artistas negros, mas também pessoas brancas, antirracistas, que constribuem para a luta, inclusive com pessoas aqui mesm da comunidade. O trabalho fala sobre tempo, sobre gerações, ancestralidade, trazendo três gerações”, disse Nathê

A intervenção contou com o apoio da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) durante o período de execução, realizada no período da madrugada, para a interdição de trânsito; da Secretaria de Segurança Cidadã com rondas da guarda municipal; do Shopping RioMar Recife, auxiliando com empréstimo de equipamento de trabalho em altura; com o apoio da Secretaria de Cultura através da atração cultural e das Tintas Iquine, empresa parceira do Programa Colorindo o Recife.

COLORINDO O RECIFE – A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, realiza o programa Colorindo o Recife, com intuito de promover a requalificação dos espaços urbanos da cidade através do graffiti e valorizar os artistas locais que já vem utilizando a arte como instrumento de transformação social com apoio cultural do Grupo Iquine. O objetivo é tornar o Recife uma galeria de arte urbana a céu com o protagonismo dos artistas, principalmente na construção, no aprimoramento e nas decisões da política pública de arte urbana da cidade de forma coletiva.

FOTOS: Wagner Ramos / PCR

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Por que os times do Nordeste “não podem brigar por nada”?

A recente declaração do atacante Marinho, do Fortaleza, após a derrota para o Internacional por 2 a 1 no Estádio Beira-Rio, vai além de...