Início » Entretenimento » Afrobeat em cena: grupo Abayomy faz show gratuito no Dragão do Mar

Entretenimento

Afrobeat em cena: grupo Abayomy faz show gratuito no Dragão do Mar

Formada por 12 músicos, banda carioca mistura ijexá, maracatu e afoxé com ritmos do Norte e Nordeste em homenagem à ancestralidade africana. Apresentação acontece no dia 22 de agosto Tributo ao ícone nigeriano Fela Kuti ...
Eliseu Lins, da Agência NE9
6 de agosto de 2025 - às 12:35
Atualizado 6 de agosto de 2025 - às 12:35
3 min de leitura

Formada por 12 músicos, banda carioca mistura ijexá, maracatu e afoxé com ritmos do Norte e Nordeste em homenagem à ancestralidade africana. Apresentação acontece no dia 22 de agosto

Tributo ao ícone nigeriano Fela Kuti na programação

No dia 22 de agosto (sexta-feira), às 19h, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe a Abayomy, uma das principais representantes do afrobeat brasileiro, para o show “Abayomy – Luto!”. Formado por 12 músicos, o grupo carioca surgiu em 2009 como um tributo ao ícone nigeriano Fela Kuti e sobe ao palco do Anfiteatro Sérgio Motta para uma apresentação gratuita, sujeita à lotação do espaço. A apresentação promete ser uma verdadeira celebração das heranças africanas, com influências de ijexá, maracatu e afoxé, além de conexões com os ritmos do Norte e Nordeste do Brasil.

foto aerea do centro dragão do mar em forteleza

Grupo já gravou disco com convidados ilustres

Com dois álbuns lançados — Abayomy (2012), produzido por André Abujamra, e Abra Sua Cabeça (2016), que conta com participações de Tony Allen, Otto, Céu, Pupillo e Jorge Du Peixe — o grupo já se apresentou em palcos importantes como o Circo Voador e a Virada Cultural de São Paulo. Mais recentemente, circulou pelo Rio de Janeiro dentro da programação do edital Sesc Pulsar 2025.

Reconhecida por sua performance enérgica e envolvente, a Abayomy entrega um espetáculo marcado por timbres fortes de sopros, cordas, percussão e vozes em uma experiência coletiva vibrante. No Dragão do Mar, o grupo apresenta sucessos dos dois primeiros discos, como “Malunguinho”, “Sensitiva” e “Abra Sua Cabeça”, além de canções inéditas que farão parte do terceiro álbum da banda. Entre elas, o single “Luto”, que dá nome ao show e foi lançado no dia 27 de junho nas plataformas digitais. A faixa é dedicada à memória e às famílias de Dom Phillips e Bruno Pereira, assassinados no dia 5 de junho de 2022, no Vale do Javari, na Amazônia.

“Estamos animados em levar o som da Abayomy para diferentes lugares do Brasil. Cada cidade tem sua energia, seu público, e essa troca é o que nos move. É um privilégio apresentar o afrobeat brasileiro em espaços que valorizam a música independente e nos aproximam das pessoas”, afirma o vocalista e guitarrista Gustavo Benjão.

Serviço

Show “Abayomy – Luto!”

Local: Anfiteatro Sérgio Motta – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Data: 22 de agosto (sexta-feira)

Horário: 19h

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre

Acesso por ordem de chegada, sujeito à lotação do espaço

LEIA TAMBÉM

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.