A grama sintética começou a tomar proporções enormes no Brasil, especialmente depois que grandes importadoras começaram a trazer esse tipo de material de fora. A China, nesse caso, ganhou muito mercado (novamente) e é uma das principais responsáveis pela maioria dos metros quadrados de grama sintética vendida no Brasil.
Até mesmo o Athletico Paranaense, clube de futebol da primeira divisão brasileira, não ficou de fora dessa tendência: o gramado do seu estádio é de grama sintética e isso virou até motivo de polêmica por parte de outros clubes, que alegavam dificuldades de adaptação.
Mas, afinal, o que é esta tal de grama sintética e como ela é feita?
O que é grama sintética
A grama sintética nada mais é do que um tipo de material plastificado, que simula quase que perfeitamente uma folhinha de grama, e pode ser usada em vários ambientes diferentes. Ainda que a grama sintética seja feita de material resistente, é preciso comprar o modelo certo para cada local.
A grama sintética decorativa, por exemplo, somente é útil em locais que não vão sofrer impactos. Um campo de futebol não seria o caso.
Do que é feita a grama sintética
A grama sintética é feita, em sua grande maioria, de polipropileno. Isto é, ela é 100% polipropileno e com isso se transforma em um material que muitas vezes tem a textura plastificada. De longe, parece um grama natural. Mas de perto, se pode ver as ranhuras e a textura que indica o material sintético.
Pelo fato de ser um material sintético, a grama tem a capacidade de receber inúmeras cores diferentes, o que é ótimo para quem busca um material diversificado.
Que tipo de ambiente é bom pra grama sintética?
Especialmente os ambientes internos para o caso de grama sintética decorativa. No entanto, alguns modelos possuem proteção UV e podem ser usados em ambientes com incidência de sol e chuva. Isso sem falar naquelas gramas mais resistentes e com espessura grossa, que podem ser usadas inclusive em campos de futebol.
Grama sintética é uma tendência, já que é prática, fácil de instalar e não exige grandes manutenções.