A iminente alta temporada trará consigo um aumento no fluxo de visitantes nas áreas turísticas da Bahia. A princípio, especialmente, na Costa do Descobrimento e na Costa do Cacau. Ao mesmo tempo, para atender ao crescimento do número de turistas nessas regiões, os Aeroportos de Porto Seguro e Ilhéus planejam disponibilizar conjuntamente mais de 500 voos extras entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. Durante esse período, estima-se que a movimentação total de passageiros nesses aeroportos ultrapasse os 850 mil.
Na Costa do Descobrimento, o Aeroporto de Porto Seguro programou um total de 2.404 voos até fevereiro, incluindo 321 voos extras. A Concessionária Sinart prevê a passagem de mais de 658 mil passageiros pelo aeroporto, representando um aumento de 3% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os voos terão origem e destino em diversas localidades, como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).
Como resultado, o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, planeja oferecer 810 voos durante a temporada de verão, incluindo 205 voos extras. De acordo com a Concessionária Socicam, cerca de 192 mil passageiros passarão pelo terminal da Costa do Cacau nos próximos três meses, refletindo um aumento de 8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. As principais origens e destinos incluem Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Salvador (BA).
LEIA TAMBÉM:
– Cidade do Nordeste registra a maior temperatura do Brasil no fim de semana
– João Pessoa está no pódio do Prêmio Melhores Destinos do Brasil
– Como o presidente da França ajudou Lula a se aproximar de governadora do Nordeste
O esforço da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) para promover o desenvolvimento da aviação regional tem contribuído para atrair novos voos para o estado.
“Em 2023, inauguramos os Aeroportos de Bom Jesus da Lapa e de Santana e concluímos a recuperação da pista de pouso e decolagem dos aeródromos, como Caetité, Cipó, Ituaçu e Valente. Conseguimos viabilizar a retomada das operações com aviação geral em 19 equipamentos aeroviários”
, destaca Saulo Pontes, superintendente de Infraestrutura de Transportes do estado.