Com estratégias de divulgação da capital bem definidas e executadas no âmbito do Planejamento Estratégico, a Prefeitura de Aracaju, analisa com otimismo o crescimento consistente no número de embarques/desembarques no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, elevando, com isso, o fluxo de turistas na cidade.
De acordo com estatística mensal da Aena Brasil, o Aeroporto de Aracaju/SE voltou a liderar o percentual de embarques e desembarques de passageiros apresentando crescimento de 27,5%, seguido pelo Aeroporto de João Pessoa/PB, que obteve crescimento de 21,2%, e Maceió, com 4%. As demais unidades novamente registraram queda na movimentação: Recife/PE (-5,3%); Campina Grande/PB (-2%); e Juazeiro do Norte/CE (-1,8%).
No levantamento de abril deste ano, Aracaju também ocupou a primeira posição do ranking entre as seis unidades nordestinas administradas pela concessionária, com 25,7% de crescimento no embarque/desembarque em relação a 2022, ficando João Pessoa/PB em segundo lugar, com 15,7%, e Maceió/AL, em terceiro, com 2,2%. As demais unidades aeroportuárias da região apresentaram queda na movimentação: Recife/PE (-9,9%); Campina Grande/PB (-31,7%); e Juazeiro do Norte/CE (-3,6%).
Investimentos no turismo
Animado com os números, o secretário do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, ressalta os vultosos investimentos que a gestão municipal tem canalizado para divulgação de Aracaju fora do Estado, o que, conforme o gestor, tem sido fundamental para a sequência de bons resultados verificados no aeroporto da capital.
Como exemplo, o gestor destaca a ampla divulgação do Forró Caju 2023 realizada nos três primeiros meses deste ano nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Gustinho Ribeiro.
Cita, também, a renovação do Termo de Fomento com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), com investimento de R$1,5 milhão da Prefeitura para a continuidade do projeto Viva Aracaju, que visa a promoção da capital sergipana em todo o país.
Entre as ações executadas em maio com esse novo investimento municipal, estão roadshows nas cidades de Salvador/BA e Feira de Santana/BA, capacitando cerca de 200 agentes de viagem, bem como a campanha “Forró Caju Viiiixe É Bom Demais”, iniciada em junho, com peças de outdoor distribuídas nas cidades de Salvador, Camaçari, Feira de Santana e Lauro de Freitas, na Bahia, além de Arapiraca (AL).
Conforme informações da ABIH/SE, também foram criados spots/rádio, vídeos e cards para as redes sociais, bem como veiculação da campanha nas emissoras Itapoan FM (Salvador), com raio de alcance de mais de 50 cidades na Bahia, e na Arapiraca FM, com abrangência de aproximadamente 20 municípios na região, e conteúdos nas redes do Viva Aracaju em cidades com distância média de até 400 km.