O sertão do Seridó do Rio Grande do Norte viveu uma noite de celebração nesta quarta-feira (4). Após 13 anos de seca, o açude Gargalheiras, que foi locação do premiado filme Bacurau, sangrou e os moradores da região festejaram.
As recentes chuvas que abençoaram a região
Localizado em Acari, no Rio Grande do Norte, o açude Gargalheiras é um símbolo de vital importância para a comunidade local. Durante anos, o reservatório esteve completamente seco, refletindo a dura realidade da escassez de água que assolou o sertão nordestino. No entanto, as recentes chuvas que abençoaram a região fizeram com que as águas voltassem a correr, renovando as esperanças da população.
O momento histórico contou com a presença de dezenas de pessoas. Elas se reuniram às margens do açude para testemunhar o transbordamento. Fogos de artifício iluminaram o céu noturno, marcando o início de uma nova era para a comunidade de Acari.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem 4 universidades entre as melhores do país
– Nordeste tem a primeira moeda digital social do Brasil
– Conheça a programação do São João de Maceió
Como é o açude de Gargalheiras?
O açude Gargalheiras tem capacidade para acumular 44 milhões de metros cúbicos de água. Com o transbordamento, o reservatório passa a garantir o abastecimento não apenas de Acari, mas também de 30% do município vizinho de Currais Novos. Essa abundância de água é um verdadeiro tesouro para a região. Desse modo, proporcionando segurança hídrica para os próximos quatro anos.
O momento de transbordamento foi muito compartilhado nas redes sociais
O preenchimento da capacidade total do reservatório mostra, ao mesmo tempo, a resiliência e a força do povo sertanejo diante das adversidades.
LEIA TAMBÉM:
– Quando será o Carnaval de 2025?
– Conheça novos roteiros turísticos da Chapada Diamantina na Bahia
– Planta típica da Caatinga surpreende em receitas de geleias
Neste momento de alegria e renovação, é importante lembrar da importância de preservar e cuidar dos recursos naturais, garantindo um futuro sustentável para as gerações futuras. Que o transbordamento do açude de ‘Bacurau’ seja um lembrete da importância da solidariedade e do cuidado com o meio ambiente.
Foto montagem: X/Kléber Mendonça Filho