O ano de 2022 foi marcado pela retomada e reaquecimento do setor de eventos na capital sergipana. Após o período mais conturbado da pandemia, um novo cenário está sendo desenhado em Aracaju, onde o trabalho da Prefeitura para a captação e apoio a eventos, tem movimentado o turismo e, consequentemente, impactado positivamente em diversos segmentos econômicos.
Somente neste ano, Aracaju viveu a retomada do Forró Caju e do Pré-Caju, e sediou, com o apoio institucional da Prefeitura, importantes eventos como as seletivas da Gymnasíade, os Jogos Nacionais da Magistratura, o Campeonato Nordeste de Kart, a Copa Brasil de Kart e os Jogos da Juventude, além de ter recebido, neste mês de novembro, o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat, e a 4ª edição do Brazil Master Cup Nordeste de Handebol. Em dezembro, o município sediará, ainda, as Olimpíadas Especiais das APAES.
Esse fluxo de captação e apoio a eventos é norteado pelo Planejamento Estratégico da gestão, como aponta o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Jorge Fraga.
“Com a retomada das atividades econômicas, após quase dois anos de pandemia, foi possível transformar as metas em realidade. Este ano, Aracaju sediou grandes eventos esportivos, outros tantos eventos de negócios, além de eventos corporativos. Somente no início de novembro, além do Pré-Caju, a capital sediou o 8º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, com a participação de mais de duas mil pessoas, ou seja, Aracaju tem sido um ambiente fértil para os mais variados eixos”, ressalta Jorge.
Ainda segundo o gestor, essa captação de granes eventos impacta positivamente o município por vários motivos, que englobam desde a arrecadação de impostos para os cofres municipais, até a divulgação positiva que os turistas fazem da cidade quando retornam para seus estados de origem.
“Ao vir para nossa capital durante um evento, o participante tem a oportunidade de conhecer nossos atrativos, como a culinária, a cultura e os pontos turísticos. Então, se tornam divulgadores da nossa cidade, e essa indicação de quem esteve aqui é a melhor maneira de divulgar nossa cidade”, considera o secretário.
Projeções
O fomento a essas realizações capitaneadas ou apoiadas pela Prefeitura de Aracaju beneficia mais de mais de 50 atividades econômicas, que englobam desde a rede hoteleira, bares e restaurantes, o comércio de artesanato, até o serviço de táxi e de motoristas de aplicativos.
“Todos saem ganhando. Por isso que a Prefeitura tem direcionado as ações para fortalecer o turismo, melhorando a infraestrutura para receber grandes eventos. Estou muito satisfeito com os resultados que alcançamos este ano. Estamos trabalhando para que o próximo ano seja ainda melhor do que o que está se encerrando”, expressa Jorge Fraga.
Para 2023, as projeções são ainda mais promissoras, tendo em vista o trabalho que já vem sendo executado com êxito, como ressalta o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos. Para ele, captar eventos é uma estratégia adotada pelo Município como forma de movimentar a economia local e, também, de projetar Aracaju no cenário nacional e internacional, destacando as potencialidades da capital sergipana.
“No ano que vem, as ações desenvolvidas pela Prefeitura, em parceria com o trade turístico, continuarão dando o suporte e incentivando os avanços do turismo em Aracaju. Trabalhamos de forma conjunta, desenvolvendo ações colaborativas, para que, efetivamente, consigamos transformar os investimentos em renda para a nossa população”, salienta Jefferson.