Aracaju tem sido o destino de milhares de turistas de diversas partes do país nas últimas semanas de dezembro. É o que indicam os dados do trade turístico, que apontam altos índices de ocupação dos hotéis, com níveis que superam os dois anos anteriores e que refletem as ações realizadas ao longo do ano.
Essas ações contaram significativamente com o apoio do poder público. No âmbito da Prefeitura de Aracaju, a preparação contemplou cursos e capacitações, divulgação do destino e a realização de projetos importantes que consolidam cada vez mais o calendário de eventos municipal.
O gerente do Hotel Sesc da Atalaia, Antônio Almeida, comemora o aumento da procura por Aracaju nesse período do ano. Segundo ele, na unidade do Sesc, o percentual, até a última segunda-feira, 23, já havia atingido os 90%. “E para o Réveillon, já estamos fechados, com 100% de ocupação”, destaca Antônio. O mês de janeiro também está praticamente fechado, com apenas alguns dias em aberto.
Esse cenário, para o gerente do Sesc Atalaia, é reflexo das ações que estão sendo realizadas pelo poder público, como o Natal Iluminado, realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), e o Réveillon. “Depois que a Prefeitura anunciou as atrações da virada de ano, em 20 minutos as vagas se esgotaram”, revela.
De acordo com Antônio, a repercussão desse circuito de fim de ano promovido pela administração municipal tem sido muito boa. “Essas ações são positivas para toda a cadeia do turismo e também para os turistas em si, que estão avaliando muito bem as atividades”, afirma.
Segundo o empresário José Wilson dos Santos, para o Radisson Hotel, o momento também tem sido surpreendentemente positivo para o setor. “Sempre ouvi muitas queixas sobre o turismo sergipano. Não sei se foi sorte, mas depois que iniciei no ramo hoteleiro, a ocupação está acima da média”, revela.
No caso do Radisson, isso significa uma ocupação acima de 70% em novembro, cujos números já estão fechados. A de dezembro, segundo José Wilson, também está atendendo às expectativas e a previsão para a ocupação de janeiro é de superação desses índices. Ele atribui essa ocupação elevada à qualidade do hotel, que, segundo o empresário, com a nova gestão, está com uma expectativa ainda maior, e também às ações que o poder público vem realizando, como obras e eventos.
“Tudo isso influencia. Aracaju é uma cidade bem cuidada e a pavimentação de toda a cidade e a iluminação natalina agregaram ainda mais valor”, analisa José Wilson. Para o empresário, a capital sergipana apresenta características que, na opinião dele, compõem uma receita de sucesso para o segmento.
“Aracaju é uma cidade rica em cultura, arte e em beleza natural. Tem uma Orla muito bem equipada, que só precisa de mais cuidado para ser otimizada, e também está conseguindo consolidar um calendário de eventos. Então, eu acredito no nosso potencial e que o fortalecimento dessas iniciativas vai nos colocar numa posição ainda melhor no pódio do turismo”, ressalta.
O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Marlysson Talluano Magalhães de Souza, vê as altas taxas de ocupação como um resultado do trabalho que vem sendo realizado para consolidar uma política de turismo em Aracaju, trabalho que vai desde a realização de obras que melhoram a infraestrutura urbana até a consolidação de eventos.
“Foi um ano de ótimas discussões e de excelentes projetos realizados, que culminaram com uma melhoria significativa em nosso turismo e o que indica que o trabalho será ainda mais intensificado em 2020”, destaca o secretário.