Prefeitura de Pitimbu lança a programação do Festival da Lagosta 2023 e a cidade vira a capital da Lagosta da PB
A prefeita de Pitimbu, Adelma Cristovam, divulgou neste sábado (16) a tão aguardada programação oficial para o Festival da Lagosta 2023. O evento acontecerá de 3 a 5 de novembro na Praia de Acaú. A programação conta com um elenco de artistas de renome, incluindo nomes como Eric Land, Iguinho e Lulinha, Rafaela Santos, Aldair Playboy, César Paredão e Andinho Safadinho, além da cantora gospel Maria Maçal, o festival promete marcar a história da região como “o maior festival da lagosta de todos os tempos” A prefeita também anunciou que o governador da Paraíba, João Azêvedo, sancionou a Lei que denomina a cidade de Pitimbu como a ‘Capital Paraibana da Lagosta’, propositura do deputado estadual Eduardo Carneiro.
A pesca da lagosta é uma atividade histórica e vital para a economia local, altamente regulamentada, com um período de defeso de 180 dias por ano, visando a proteção sustentável desses recursos naturais. Pitimbu produz uma média de 100 mil toneladas de lagosta entre os meses de maio a novembro.
Durante o anúncio, a prefeita enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento local. “Este festival marca um ponto de virada para o turismo em Pitimbu. Estamos não apenas celebrando uma festa, mas também valorizando uma cadeia produtiva que sustenta numerosas famílias, estimula o comércio e coloca Pitimbu no mapa em nível nacional e até internacional.”, disse a prefeita.
LEIA TAMBÉM
– Eclipse Solar fará ‘show especial’ no céu de 5 cidades do Nordeste
– Nordeste mostra sua diversidade com os indicados ao Grammy Latino
– Estado do Nordeste vai receber 1 milhão de turistas e R$ 2 bi na economia na alta temporada
– Estado do Nordeste vai puxar o crescimento do Brasil em 2023
Limpar o nome é acesso a crédito mais barato
– NORDESTE DE OLHO: projeção de crescimento da economia no Brasil dispara
O lançamento do festival contou com a presença de figuras proeminentes do cenário turístico paraibano, como Delano Tavares, secretário Executivo do Turismo, e Ferdinando Lucena, superintendente da PBTur, além do deputado Eduardo Carneiro. Vereadores, secretários, moradores e líderes locais também se fizeram presentes, demonstrando seu apoio ao evento. Segundo o deputado estadual Eduardo Carneiro, a realização do festival destaca as potencialidades turísticas do município e incentiva a geração de emprego e renda para região. “É com alegria que anunciamos a sanção da Lei que torna a cidade de Pitimbu a capital da Lagosta da Paraíba, exatamente no dia do lançamento do festival”, disse o deputado.
De acordo com Michelly Tavares, secretária de Turismo do município, o festival abrangerá uma ampla gama de atividades, incluindo uma feirinha de artesanato, o Festival Gastronômico da Lagosta, apresentações culturais e musicais, iniciativas de conscientização ambiental, competições esportivas, concursos musicais, desfiles de moda praia e muito mais.
REDAÇÃO com Assessoria