Desde a última segunda-feira (10) que Salvador deu um passo importante para a segurança no trânsito. Isto porque começou a implantação da primeira motofaixa da cidade. Localizada na movimentada Avenida Mário Leal Ferreira, conhecida como Bonocô, a nova faixa exclusiva para motociclistas promete reduzir acidentes e melhorar a fluidez do tráfego, especialmente nos horários de pico.
Como Funciona a Motofaixa?
A princípio, a motofaixa teve implantação nos dois sentidos da Avenida Bonocô, entre as faixas 1 e 2, contando a partir do canteiro central. A demarcação foi feita com linhas tracejadas nas cores azul e branca, garantindo visibilidade e organização. Apesar da nova faixa exclusiva, a avenida mantém suas quatro faixas de circulação para os demais veículos em cada sentido, sem comprometer a fluidez do trânsito.
Além disso, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) determinou a redução da velocidade máxima na via para 60 km/h. Durante os primeiros 30 dias, a fiscalização será educativa, permitindo que os condutores se adaptem ao novo limite.
Item | Detalhes |
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Local de Implantação | Avenida Bonocô (nos dois sentidos) |
Posicionamento da Motofaixa | Entre as faixas 1 e 2, contando a partir do canteiro central |
Demarcação | Linhas tracejadas nas cores azul e branca |
Faixas para Outros Veículos | 4 faixas de circulação mantidas em cada sentido |
Velocidade Máxima | 60 km/h (determinada pela Senatran) |
Período de Adaptação | Fiscalização educativa nos primeiros 30 dias |
Benefícios e Aprovação dos Motociclistas
A motofaixa já recebeu elogios de quem utiliza a via diariamente. Gilson Damasceno, mototaxista com mais de 20 anos de experiência, destacou que a nova faixa ajuda a evitar colisões laterais e ultrapassagens perigosas. “Com a motofaixa, os mototaxistas podem trafegar com mais segurança, sem precisar ficar ‘cortando’ os carros”, afirmou.
Adalberto Silva, morador do bairro Dique Pequeno, também aprovou a iniciativa. Ele utiliza a moto diariamente para levar a filha à escola e destacou a boa sinalização da faixa. “No horário de pico, é muito difícil trafegar entre os carros. Agora, temos um espaço exclusivo que pode melhorar o fluxo e evitar acidentes”, comentou.

Ao mesmo tempo, a iniciativa coloca Salvador como a terceira capital brasileira a adotar esse tipo de solução, seguindo os exemplos de Recife (PE) e São Paulo (SP), onde as motofaixas já demonstraram resultados positivos.