A partir desta segunda-feira (19), Maceió terá cobertura de telefonia 5G. Com isso, o município passa a integrar as capitais do Brasil que já contam o serviço móvel. Desde o inicio da atual gestão, a Prefeitura de Maceió tem se empenhado para viabilizar a chegada do sinal na capital.
Em fevereiro deste ano, o prefeito JHC assinou o protocolo de intenções com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para que um projeto piloto para a utilização do 5G fosse testado em Maceió. Com o protocolo de intenções, Maceió foi a primeira capital do Nordeste a participar do Programa Conecta 5G.
Lembre – Maceió será a primeira capital do Nordeste a participar do programa Conecta 5G da ABDI
“Desde os primeiro dias da gestão do prefeito JHC, foi feito um trabalho intenso para ampliar a conectividade em Maceió. Vemos o resultado disso com programas como o Maceió tá ON, que leva internet para as grotas. A chegada da internet 5G ajuda em médio e longo prazo nesse processo e abre novas possibilidades”, pontuou o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho.
Em Maceió, a Brisanet, Claro, Tefônica e TIM serão as quatros operadoras que vão dispor da tecnologia 5G. Além dessas, a Winity Telecom também vai ofertar o serviço móvel nas rodovias.
O edital do leilão do 5G determinou as operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes. O número de antenas vai crescendo conforme o passar dos anos, ampliando o sinal e o alcance.
Frente pela Internet Livre
Antes do lançamento da faixa 5G, o prefeito JHC, quando estava no exercício do mandato de deputado federal, presidiu a Frente Parlamentar pela Internet Livre e Sem Limites, no Congresso Nacional. O grupo tinha o objetivo de impedir a realização de oligopólios e da cartelização.
A atuação conjunta também buscou o fortalecimento da livre concorrência, das legislações e o aprimoramento dos serviços de banda larga móvel e fixa, possibilitando assim a estabilidade, segurança e funcionalidade da rede de internet, bem como a transparência e a qualidade da prestação dos serviços.
O 5G
A internet 5G utiliza ondas milimétricas de alta frequência e, por isso, exige mais receptores e repetidores de sinal para transpor obstáculos fixos, como torres e edifícios. A implementação da quinta geração de rede móvel prevê a construção de novas bases de conexão. Além disso, estados e municípios deverão alterar sua legislação, permitindo a instalação de mais antenas em locais públicos.