Você lembra como se sentiu quando foi até uma loja, física ou e-commerce, e ganhou algum brinde ao realizar uma compra “x” ou ter comprado uma certa quantia em produtos e/ou serviços? Certamente, você deve ter ficado feliz de ganhar algo gratuito entre suas compras.
Não é à toa que as empresas oferecem brindes diversos e promoções que incluem itens gratuitos no pacote para seus clientes, afinal, é uma maneira de atrair novos clientes, fidelizar os que já estão presentes e, claro, ter bons resultados financeiros.
Por que dar brindes para os clientes?
Como tudo que fazemos em um negócio, oferecer brindes aos clientes é uma forma de agradá-lo, criar uma fidelização e também proporcionar uma excelente experiência de compra.
Os brindes possuem o poder de surpreender, muitas vezes sendo um diferencial que a empresa pode oferecer para que o cliente se sinta especial e bem atendido. Ele pode ser usado como estratégia de atração, assim como de fidelização e satisfação.
Além disso, é uma forma de promover o negócio, tendo em vista que todos nós gostamos de nos sentir presenteados – mesmo que seja algo simples. Você pode oferecer brindes personalizados, com o logo da marca, com algo que seja relacionado ao negócio, etc. Assim, também se mantém na memória do cliente, que poderá indicar a sua loja no Google Maps, melhorando o seu SEO Local.
Outra maneira de ver a utilidade do brinde é pela questão emocional, podendo ser considerado um tipo de recompensa ao cliente que decidiu fazer negócio com essa marca em específico.
Ou seja, podemos dizer que oferecer brindes pode ser uma excelente maneira de aumentar vendas no negócio e, consequentemente, crescer no mercado.
Como escolher o brinde ideal?
Se você conhece o seu público, provavelmente não será uma tarefa difícil definir qual será o brinde (ou quais). Por isso, o primeiro passo para fazer uma boa escolha é através do conhecimento sobre a persona do seu negócio.
Claro, também deve ser uma escolha que esteja ligado ao seu negócio de alguma forma, caso seja um produto muito específico. Mas, também existem os brindes que são viáveis em todas as situações, como uma garrafa de água, por exemplo.
Analise também o custo benefício de mandar fazer esses brindes, afinal, é para ser uma estratégia para atrair mais clientes e não perder dinheiro para a empresa.
Por fim, busque personalizar os brindes para que a sua marca seja lembrada quando ele estiver em uso, podendo até mesmo chamar a atenção de outras pessoas que ainda não conhecem a marca.
5 ideias de brindes que fidelizarão seus clientes
A seguir, separamos 5 ideias para que você possa analisar e escolher uma boa opção de brinde para fidelizar os seus clientes. Confira:
Canetas personalizadas
As canetas personalizadas são uma excelente forma de dar valor a seus clientes. Você pode criar canetas que tenham significado para o seu negócio e oferecer aos seus clientes como um extrato das melhores características da sua marca. As canetas personalizadas também aumentam a lembrança à marca, uma vez que os clientes podem usá-las em suas vidas diárias. Seu logo, mensagem ou design impresso na caneta será lembrado toda vez que o material for usado. Não apenas as canetas personalizadas contribuem para clientes leais, mas trazem melhores resultados para o seu negócio, pois proporcionam mais visibilidade para o seu logo ou marca. Além disso, as canetas personalizadas são ótimas opções para brindes de eventos de sucesso, pois não só são acessíveis, mas também proporcionam uma boa impressão.
Squeeze personalizado
A squeeze vai além de uma simples garrafinha para presentear os clientes e colaboradores, ela pode passar uma imagem de empresa mais sustentável, que promove hábitos mais saudáveis (incentivando a beber mais água durante o dia a dia) e ainda ser uma forma de economia interna.
E a garrafinha pode ir para todos os lugares, seja para praticar exercícios físicos, levar ao trabalho, utilizar em casa, etc, o que acaba ajudando a promover a marca em todos esses ambientes.
Espelho de bolsa personalizado
O espelho de bolsa pode ser algo para um mercado mais direcionado. Por exemplo, pode ser um brinde oferecido por uma empresa de maquiagens, onde será útil para se manter na bolsa junto com os produtos de cuidados diários.
E sendo um item personalizado, poderá ser uma excelente maneira de promover a marca entre o público feminino, principalmente.
Mini sabonete artesanal personalizado
Outra excelente opção para o mercado de beleza, cuidados pessoais e até mesmo hotelaria é o mini sabonete artesanal personalizado. Vemos muito essa opção em hotéis, que sempre buscam inserir a sua marca nos produtos utilizados.
Doces personalizados
Por fim, temos os doces personalizados que podem agradar o paladar dos clientes que adoram receber um mimo doce. Esses brindes podem estar presentes em diversos mercados, podendo ser um brinde em um consultório médico (principalmente pediátrico), assim como em salas de espera de grandes empresas, dentre outras opções.
A possibilidade de personalizar os doces, incluindo o nome ou o logo da marca, é o que o torna especial e único.