O ManpowerGroup, líder global em soluções de força de trabalho, divulgou os resultados da Pesquisa de Expectativa de Emprego para o 2º trimestre de 2024, revelando as tendências de contratação a nível nacional e global.
Os dados apontam que a expectativa de emprego no Brasil para o próximo trimestre é de +18%, representando uma queda de 13 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior, que registrou +31%. Nota-se também um aumento na proporção de empregadores que planejam reduzir os níveis de contratações, passando de 16% para 22%.
Quanto aos empregadores que têm planos de contratação, houve uma diminuição de 48% para 43% comparando com o período anterior.
Entre os setores com maior expectativa de demanda de posições no país estão:
1 – Tecnologia da Informação (36%)
2- Energia & Serviços de utilidade pública (34%)
3- Saúde & Ciências da Vida (27%)
4 – Finanças & Imobiliário (20%)
5 – Serviços de Comunicação (17%).
Já no cenário global, conheça o TOP 5 setores que mais contrataram em 2024
1 – TI (34%)
2 – Finanças & Imobiliário (29%)
3 – Saúde & Ciências da Vida (26%)
4 – Indústria & Materiais (21%
5 – Bens de Consumo e Serviços e Energia & Serviços de utilidade pública (18%).
Crescimento nas grandes empresas
O estudo também analisou a intenção de contratação de acordo com o porte das empresas no Brasil. As de grande porte têm a maior expectativa de contratação, com um percentual de 30% para as companhias com 1.000 a 4.999 colaboradores, seguido por organizações com mais de 5.000 colaboradores, com 24%, e empresas de 250 a 999 colaboradores, com 23%.
LEIA TAMBÉM:
– João Pessoa está no TOP 3 dos destinos mais tranquilos
– Supermercados do Nordeste anunciam 51 mil vagas de emprego
– Grupo Rio Alto Energias Renováveis deve ampliar investimentos na Paraíba
O levantamento traz, ainda, a intenção de contratação por estados do Brasil. O destaque positivo ficou para o Paraná com o melhor índice (28%), à frente do Rio de Janeiro e Minas Gerais, ambos com 25%.
Brasil ocupa 18º posição no ranking global
Na análise global do estudo, os empregadores continuam prevendo a contratação de mais trabalhadores no segundo trimestre de 2024, relatando uma expectativa de emprego ajustada sazonalmente em +22%.
Entre os países analisados, as intenções de contratação mais fortes estão na Índia (36%), seguida pelos Estados Unidos (34%) e China, Costa Rica e Países Baixos, com 32%. O Brasil está em décimo oitavo lugar com +18%.
LEIA TAMBÉM:
– Como o Nordeste se uniu para ajudar o Rio Grande do Sul
– Nordeste recebe carrada da gigante chinesa BYD
– Aeroporto do Nordeste terá corridas de rua em suas pistas
Investimento em desenvolvimento interno
O mais recente estudo indica uma queda nas expectativas de contratação no Brasil. Ao mesmo tempo, desde o ano passado, observa-se um movimento claro em direção ao desenvolvimento de profissionais já existentes nas empresas.
De acordo com a Pesquisa de Escassez de Talentos 2023, 82% das organizações brasileiras estão investindo no aprimoramento de seus colaboradores. O levantamento atual revela que além de investir no desenvolvimento interno, as empresas estão adotando novas estratégias para reter esses talentos: 33% planejam oferecer mais flexibilidade quanto ao horário de trabalho, 32% quanto ao local de trabalho e 30% pretendem aumentar os salários.
“É fundamental enfatizar a importância de as organizações investirem continuamente em capacitação para combater a escassez de talentos. Observamos que muitas empresas estão reconhecendo o potencial desse investimento para resolver esse desafio. É crucial que as empresas entendam seu papel no desenvolvimento contínuo dos profissionais”, destaca Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil.