Prova desse ano terá novo percurso
João Pessoa está se preperando ara sediar a terceira edição do Gran Fondo Brasil, uma das competições de ciclismo mais renomadas globalmente. O evento está programado para o domingo, 10 de dezembro, e atrairá mais de 250 ciclistas de todo o país. A largada acontecerá às 6h, no Busto de Tamandaré. Os participantes enfrentarão o desafio em dois percursos distintos: 109 km (percurso longo) e 84 km (percurso curto).
O Secretário de Esportes de João Pessoa, Kaio Márcio, expressou entusiasmo em relação à terceira edição do Gran Fondo, destacando a atenção especial dada ao percurso deste ano. Ele enfatizou que a corrida contribuirá significativamente para o calendário esportivo da cidade, recebendo o apoio incondicional do prefeito Cícero Lucena, um fervoroso admirador do esporte.
Após a partida do Busto de Tamandaré, os ciclistas seguirão até a ladeira da Praia do Cabo Branco, acompanhados por um veículo de apoio com velocidade controlada por questões de segurança. Em seguida, percorrerão a via principal do Altiplano – Avenida João Cirilo da Silva – no trajeto de ida e volta. O percurso continuará em direção à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, seguindo para o Litoral Sul, onde as competições de velocidade terão início.
A partir da Avenida Panorâmica, os ciclistas entrarão efetivamente nas disputas de velocidade, dirigindo-se ao Mangabeira Shopping e percorrendo toda a Avenida Hilton Souto Maior até a BR-230. Na rodovia, enfrentarão a parte mais desafiadora da prova, deslocando-se até a zona urbana do município de Cabedelo e retornando no Km 2 da Transamazônica.
LEIA TAMBÉM:
– Ranking elege cidades do Nordeste entre as que mais tem traições no Brasil
– O que a desoneração da folha de pagamento muda na sua vida?
– O que você não pode deixar de comer quando for ao Nordeste?
Os participantes que optaram pela distância mais curta encerrarão a prova na Estação, enquanto os demais seguirão até o Centro de Convenções, realizando o trajeto de ida e volta duas vezes, completando assim a competição.
Para o ano de 2023, a grande novidade é a modificação no percurso, uma sugestão prontamente atendida pelas forças de segurança, secretarias envolvidas no projeto, Prefeitura de Cabedelo e o apoio crucial da Polícia Rodoviária Federal. A mudança propõe uma volta única que adentra a região metropolitana no litoral norte.
O planejamento completo foi elaborado em colaboração entre as Secretarias da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), bem como a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Civil Metropolitana e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
LEIA TAMBÉM:
– Cuscuz Paulista x Cuscuz do Nordeste? Conheça as diferenças e aprenda a fazer os dois
– Sertão do Nordeste tem usina de energia limpa híbrida; entenda
– Quais alimentos do Nordeste podem te ajudar no Projeto Verão?
As inscrições para a prova permanecerão abertas até o dia 8 de dezembro, e podem ser realizadas no site: ticketsports.com.br. A competição é acessível a ciclistas de todos os níveis, sejam amadores ou profissionais, desde que tenham mais de 18 anos. A infraestrutura do evento equipara-se à de competições profissionais de ciclismo, com batedores, equipe de apoio durante todo o trajeto, pontos de abastecimento, cronometragem, premiação, vila, kit do atleta e medalhas para todos os participantes que concluírem o percurso.
Os cinco primeiros colocados, tanto no geral masculino quanto feminino, receberão prêmios em dinheiro. Os vencedores de cada categoria também serão agraciados com troféus.