O sertão de Pernambuco, que será contemplado com a fábrica de veículos da NBR, terá sua economia movimentada com a geração de novos empregos e rendas para todo o Estado. O Grupo Novo Brasil (NBR) fez o anúncio do lançamento da pedra fundamental de sua nova fábrica de automóveis na última semana.
De acordo com a empresa, a nova linha de produção vai ser construída na cidade de Araripina, no sertão de Pernambuco, dentro de uma área de aproximadamente 29 hectares.
A estimativa é de que as obras iniciem ainda nesse primeiro semestre. Segundo a empresa NBR, na fase inicial da obra haverá um investimento em torno de R$ 260 milhões.
De acordo com a NBR, o objetivo é utilizar plataformas modulares para a criação de sua nova linha de carros. A NBR planeja ter como primeiro modelo da fábrica de veículos um carro compacto, com espaço para até cinco pessoas, que pode também ser transformado em um buggy, totalmente aberto. Com a estrutura modular, o chassis será feito de fibra de carbono ou fibra de vidro, de acordo com a NBR.
O diretor e presidente da NBR, Evandro Lira, relatou que a fábrica de veículos está ocupando um lugar onde não existe nenhum país concorrente mundo afora. Lira disse ainda que outras grande marcas apresentaram alguns protótipos de buggies que ainda não chegaram ao mercado automotivo.
O diretor e presidente da NBR encerrou destacando que o principal objetivo da empresa é contribuir diretamente para o desenvolvimento do Estado de Pernambuco, levando inúmeras e diversificadas oportunidades de emprego à região conhecida como o polo gesseiro do sertão pernambucano.
De acordo com informações cedidas pela NBR, a nova fábrica de veículos, localizada em Araripina, no sertão de Pernambuco, prevê iniciar a fabricação dos veículos a partir do segundo semestre do ano de 2023. A capacidade total instalada será de 1.600 carros produzidos por mês, mas que, no início, atingirá somente uma margem mensal de 1.200 veículos fabricados.
Com o ritmo da empresa, novos empregos e rendas serão gerados em toda a região de Araripina, se estendendo à todo estado de Pernambuco, impulsionando a economia do Estado e principalmente do Sertão Pernambucano. Com a fábrica já em operação, cerca de 450 pessoas estarão, inicialmente, trabalhando, divididas em dois turnos, mas a estimativa total é que mais de 3mil empregos diretos e indiretos sejam gerados.
Já se tratando do funcionamento da venda dos carros montados na fábrica de veículos da NBR, a empresa afirmou que todos os carros fabricados serão vendidos em lojas próprias da marca, além das revendas homologadas, nas capitais Recife, Natal, Fortaleza, Florianópolis e São Paulo, porém a NBR não forneceu muitos detalhes a respeito da venda e revenda dos carros.
A NBR garantiu que sua fábrica de veículos contará com uma ampla e excelente gama de motores, porém ainda não especificou qual seria a origem deles. Mas as opções disponíveis seriam: 1.0, 1.0 turbo, 1.3 e 1.5, todos flex.
Os veículos poderão ter tração 4×2 ou 4×4, e a suspensão será independente em todas as rodas. Dentre os mais variados equipamentos, direção hidráulica e sistema de iluminação em LED estão inclusos na lista. Inicialmente, a empresa prometeu que os carros terão um preço em torno de R$ 66 mil, valor bem próximo do empregado aos carros considerados mais baratos do Brasil nos dias atuais, que é o Fiat Mobi e o Renault Kwid.
FONTE: Do Click Petróleo e Gás