Uma pesquisa recente realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur identificou 19 tendências globais para o setor nos próximos anos. A princípio, um dos destaques é o crescimento do turismo solo, especialmente entre os viajantes da Geração Z e os Millenials, que têm escolhido explorar o mundo sozinhos em busca de independência, reconexão pessoal e experiências transformadoras.
Desse modo, dentro desse recorte, o portal NE9 selecionou cinco destinos no Nordeste brasileiro que reúnem natureza, cultura, boa estrutura e segurança. Ao mesmo tempo, essas características são fundamentais para quem viaja só.
Como chegar: O acesso principal é pela cidade de Lençóis, que conta com aeroporto com voos sazonais. A partir de Salvador, também é possível chegar de ônibus (aproximadamente 6h de viagem).
Por que ir: Para quem quer fugir da rotina e se conectar com paisagens naturais, esse é o lugar. A princípio, a região abriga trilhas incríveis, cachoeiras imponentes como a da Fumaça e poços de águas cristalinas, como o Poço Azul e o Poço Encantado. A vibe é tranquila, com pousadas aconchegantes e guias locais experientes para quem prefere companhia nas trilhas.
Como chegar: A melhor forma é via Barreirinhas (MA), cidade-base para conhecer o parque. O acesso pode ser feito por avião até São Luís e depois uma viagem terrestre de cerca de 4h.
Por que ir: Ideal para quem viaja só e busca aventura e paisagens únicas. Ao mesmo tempo, as lagoas entre dunas formam cenários que parecem de outro planeta. Dessa forma, é possível fazer passeios de 4x4, trilhas e até sobrevoos. A comunidade local é acolhedora e oferece boas opções de hospedagem para quem quer conforto e segurança.
Como chegar: Localizada a cerca de 85 km de Natal, o acesso é feito via BR-101 e RN-003. Há transfer, ônibus e aluguel de carro disponíveis.
Por que ir: Pipa é conhecida por sua vibe cosmopolita e tranquila ao mesmo tempo. Em suma, é segura, tem boa estrutura de hostels e pousadas, e oferece paisagens naturais incríveis como falésias, golfinhos na Baía dos Golfinhos e o pôr do sol na Lagoa Guaraíras. Assim, é perfeita para quem quer viajar só e ainda conhecer gente do mundo todo.
Como chegar: O Aeroporto de Jericoacoara (JJD) recebe voos de diversas capitais. Também é possível ir por Fortaleza (280 km), com parte do trajeto feita em veículo 4x4.
Por que ir: Jeri combina rusticidade e charme com natureza exuberante. É perfeita para quem viaja só e quer relaxar, praticar esportes como kitesurf e windsurf ou apenas contemplar o pôr do sol nas dunas. O centrinho é animado e seguro, com bares, lojas e restaurantes para todos os gostos.
Como chegar: O aeroporto mais próximo é o do Recife (60 km), com opções de transfer, ônibus e carro até o destino.
Por que ir: É um dos destinos mais estruturados do Nordeste e perfeito para quem viaja sozinho pela primeira vez. As piscinas naturais, os passeios de jangada, o artesanato local e os bares à beira-mar garantem diversão e relaxamento. Há desde hostels econômicos até resorts, permitindo diferentes tipos de experiências.
Afinal, além de paisagens deslumbrantes e ricas experiências culturais, o Nordeste oferece acolhimento, hospitalidade e boa estrutura para viajantes independentes. Quem viaja só encontra, em muitos destinos da região, segurança, variedade de acomodações e oportunidades para interações autênticas com moradores e outros turistas.
Desse modo, com avanço de tendências como turismo personalizado, experiências imersivas e busca por bem-estar, o Nordeste se consolida como um dos melhores lugares do Brasil para quem deseja se aventurar sozinho e viver momentos únicos.
LEIA TAMBÉM
- É hora de planejar o São João: veja os destinos mais procurados no Nordeste- Renda no Nordeste cresce mais que o dobro da média nacional- Do Mar à Mesa: Como o Nordeste virou potência do Camarão- Como um produtor da Bahia quer revolucionar o cultivo de cacau
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!