A tão esperada Ponte Salvador-Itaparica, uma das maiores obras de infraestrutura da Bahia, está prestes a sair do papel com início das obras em 2026 e previsão de entrega para 2031. No entanto, em entrevista exclusiva ao Jornal A TARDE, Cláudio Villas Boas, CEO da concessionária responsável pelo projeto, revelou que há interesse em antecipar a inauguração e detalhou como funcionará o sistema de pedágio.
DETALHE | INFORMAÇÃO |
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Início das Obras | 2026 |
Previsão de Entrega | 2031 (possível antecipação) |
Tarifa de Pedágio | ~R$ 50 (carro + passageiros) – valor equivalente ao ferry-boat |
Tempo de Travessia | Aproximadamente 10 minutos (contra 1h do ferry) |
Duração do Contrato | 35 anos (até 2060) |
Concessionária | Consórcio com empresas chinesas |
Atualmente, quem utiliza o ferry-boat paga cerca de R$ 50 por veículo (incluindo apenas o motorista), com valor adicional por passageiro. Na Ponte Salvador-Itaparica, o valor do pedágio será semelhante (R$ 50), mas todos os ocupantes do carro estarão inclusos. Além disso, a travessia, que hoje leva cerca de 1 hora, terá redução para apenas 10 minutos.
*"Tem um benefício econômico para os usuários do ferry-boat, mesmo com tarifa semelhante. E ainda há o ganho de tempo: a travessia será feita em 10 minutos."*— Cláudio Villas Boas, CEO da concessionária
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O CEO destacou que há um interesse contratual em antecipar a entrega da ponte, originalmente prevista para 2031. Isso porque a concessionária só começa a gerar receita quando o pedágio entra em operação.
Se inaugurada em 2031, a concessionária terá 29 anos de cobrança (até 2060).
Caso a obra seja antecipada, o período de exploração será maior, beneficiando o investimento privado.
O contrato de PPP (Parceria Público-Privada) teve assinatura em junho de 2025, marcando o reinício oficial do projeto. A construção está por conta de empresas chinesas, que já têm experiência em grandes pontes marítimas.
A Ponte Salvador-Itaparica promete revolucionar a mobilidade na região, integrar economicamente a Ilha de Itaparica ao continente e aliviar o fluxo do sistema de ferry-boats.
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