Mudança na gestão de água e esgoto em Sergipe

A partir desta quinta-feira, 1º de maio, a empresa Iguá Sergipe inicia oficialmente a operação dos serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto em 74 dos 75 municípios de Sergipe. A nova fase marca o início de uma concessão de 35 anos, resultado do leilão realizado em setembro de 2024, que transferiu parte dos serviços antes operados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

Leia mais

Transição e estrutura da concessão

Embora a Iguá tenha assumido a responsabilidade pela operação de água e esgoto, a Deso continuará em atividade, sendo responsável pela captação e tratamento da água bruta, que será posteriormente fornecida à nova concessionária.

Leia mais

A princípio, a concessão parcial tem como base a Lei do Novo Marco do Saneamento, que determina a universalização do acesso à água potável até 2033. Para isso, estão previstos investimentos de R$ 6,3 bilhões ao longo da concessão.

Leia mais

Assim, nos primeiros anos, a Iguá Sergipe deve priorizar obras estruturantes e ações emergenciais, com base em um plano diretor que será elaborado no prazo máximo de 18 meses.

Leia mais

Como será o atendimento ao cliente

A partir de agora, todos os serviços relacionados ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário devem ser solicitados diretamente à Iguá Sergipe. A partir de junho de 2025, as faturas de água já serão emitidas com a nova identidade visual da Iguá.

Leia mais

Canais de atendimento disponíveis:

CanalInformações
Aplicativo Digi IguáDisponível para download em lojas de aplicativos
Telefone/WhatsApp0800 400 4482
Pontos físicos de atendimentoMais de 78 unidades em todo o estado
Lojas em AracajuCeacs dos shoppings Riomar, Aracaju Parque, Rodoviária Nova e Rua do Turista
Leia mais

Além disso, todos os serviços também estão disponíveis nos canais digitais e nos pontos presenciais, garantindo maior comodidade à população sergipana.

Leia mais

Detalhes da concessão parcial

Leia mais

O leilão da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe, realizado em setembro na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, resultou na vitória da Iguá Saneamento. A empresa conquistou a concessão de dois dos quatro blocos que compõem os serviços anteriormente operados pela Deso: abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Leia mais

Com esse movimento, a Iguá amplia sua atuação no setor de saneamento básico no Brasil, enquanto Sergipe dá um passo importante rumo à modernização da infraestrutura e à universalização do serviço de água e esgoto.

Leia mais

Conclusão

Portanto, a entrada em operação da Iguá Sergipe representa uma transformação significativa na gestão do saneamento básico no estado. Afinal, com investimentos expressivos e metas definidas, espera-se que a população sergipana tenha acesso a serviços mais eficientes, com foco na sustentabilidade, na inclusão e no cumprimento das metas legais de universalização até 2033.

Leia mais

LEIA TAMBÉM- Bahia desenvolve tecnologia pioneira para produção de hidrogênio verde- Nordeste dispara número de startups e vira polo de inovação- Nordeste tem três cidades entre as mais felizes do Brasil- Nordeste tem o melhor restaurante do Brasil em 2025

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal NE9