O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaTrês cidades do Nordeste disparam no ranking das mais competitivas do Brasil

Três cidades do Nordeste disparam no ranking das mais competitivas do Brasil

Um estudo divulgado nesta quarta-feira (23) revelou que três cidades do interior do Nordeste se destacam no ranking das cidades mais competitivas do Brasil. Caruaru (PE), Garanhuns (PE) e Sobral (CE) entraram no seleto grupo das 200 cidades mais competitivas do país, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

O ranking analisa 410 municípios com mais de 80 mil habitantes nas cinco regiões do Brasil, a partir de 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros.

- Continua depois da publicidade -

A cidade do Nordeste que mais avançou

Garanhuns é conhecida como a Suiça brasileira.

Garanhuns foi um dos destaques do estudo. É o município que mais avançou no Nordeste entre os 200 mais competitivos e ganhou 59 posições de 2022 para 2023, ocupando a posição 195 no ranking deste ano. A cidade se destacou nos pilares de segurança pública, sustentabilidade social e inovação.

Destaque na educação

Sobral é destaque absoluto em educação.

Sobral também subiu no top 200 neste ano, na posição 136. A cidade é reconhecida pela qualidade da educação pública e também se sobressaiu nos pilares de eficiência da máquina pública, capital humano e mobilidade urbana.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste produz 13 milhões de toneladas de milho e supera a França
Estado do Nordeste já atraiu R$ 31,8 bilhões em investimentos em 2023
Nordeste ganha Fundo Imobiliário para captar R$ 200 milhões em projeto de turismo sustentável

Destaque na economia

Caruaru é conhecida pelo Polo Têxtil e os festejos juninos.

Já Caruaru, que ocupa o número 181 no ranking, é a maior cidade do agreste pernambucano e tem uma economia diversificada, baseada no comércio, na indústria e na agricultura. A cidade se destacou nos pilares de dinamismo econômico, solidez fiscal e saneamento.

 

 

Outros números do Nordeste

O Nordeste tem 90 cidades avaliadas no levantamento e fica atrás somente do Sudeste na quantidade de municípios analisados. Embora alguns municípios tenham avançado no estudo, muitos ainda figuram nas últimas colocações. O número de cidades entre as 200 mais competitivas do país aumentou para nove, mas o grupo ainda é muito pequeno.

Como é feito o ranking de competitividade?

  • O ranking é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove e a Seall.
  • O ranking avalia os municípios brasileiros com população superior a 80 mil habitantes pela estimativa populacional do IBGE.
  • O ranking utiliza 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e 3 dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros.
  • Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Meio Ambiente, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
  • O ranking também se adapta aos parâmetros ESG (ambiental, social e governança) e aos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.
  • O ranking é atualizado anualmente e apresenta a realidade socioeconômica das cidades brasileiras

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a nordestina que vai disputar o Miss Universo Itália

Aos 13 anos, Glelany Cavalcante deixou Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, e mudou-se para Brasília para morar com o pai....